Teste a máquinas de café

Como escolher a máquina de café

Ajudamos a escolher o melhor modelo para si.

Avaliámos o preço de compra e ainda o custo de utilização de diferentes máquinas de café para ajudar a fazer as melhores escolhas. Veja o que deve ter em conta ao comprar.

Guia de compras

Principais características

Avalie o local onde vai colocar a máquina de café, bem como as dimensões. Se for para movê-la de sítio com regularidade, verifique se a máquina é suficientemente leve para transportar. Encontra uma infinidade de cores, acabamentos e estilos. Para o mesmo modelo, podem existir diferenças de preço significativas, em função da cor.

Voltar ao topo

Tipos de máquinas de café

Máquinas automáticas

Neste tipo de modelos para preparar café, tal como nos equipamentos com cápsulas, basta carregar num botão. O café é moído na hora, e só tem de esperar que o mesmo seja preparado.

A maioria das máquinas automáticas já dispõe de painéis digitais com avisos e mensagens, o que torna a utilização mais intuitiva. Para os amantes de café, há duas grandes vantagens: o preço do café face às cápsulas e a possibilidade de selecionar e misturar os grãos preferidos. O baixo custo de utilização e a hipótese de moer o café apenas na altura em que vai ser consumido são outras vantagens. Também é possível produzir espuma de leite, ideal para cappuccinos e macchiatos.

Máquina tradicional

A grande vantagem face às máquinas de cápsulas é o custo de utilização anual. O café moído é bastante mais barato do que as cápsulas, embora o consumo e o tempo de aquecimento sejam ligeiramente superiores face a uma máquina de cápsulas. Além disso, a maioria dos modelos permite preparar dois cafés em simultâneo. Existem ainda máquinas que permitem preparar cappuccinos. Porém, são menos rápidas e práticas e menos fáceis de limpar.

Máquina de cápsulas

Com linhas desenhadas a rigor, vencem pelo lado prático na utilização e limpeza, uma grande vantagem face aos modelos tradicionais. Há máquinas com boa qualidade por um preço interessante, mas é o preço das cápsulas que influencia o custo anual de utilização. Escolha o sistema da máquina de acordo com a utilização: se apenas pretende preparar cafés, pode optar por uma máquina de cafés, enquanto se desejar um cappuccino, chá ou chocolate quente, escolha uma máquina multibebidas.

Para a maioria dos sistemas já é possível encontrar cápsulas compatíveis com preços mais baixos. No entanto, as marcas alertam que a qualidade só estará garantida com cápsulas da mesma marca do equipamento.

Voltar ao topo

Custo das cápsulas

Antes de escolher, tenha em atenção o custo das cápsulas. É o seu preço que influencia o custo anual de utilização. Para cada sistema existem vários tipos de cápsulas, com diferentes sabores e composições (arábica ou mistura arábica robusta). Se pretende um café com sabor suave, prefira uma variedade arábica. Experimente as diferentes variedades e encontre o sabor de que mais gosta.

Voltar ao topo

Acessórios e resíduos

Verifique os acessórios para a máquina que pretende comprar, como o suporte para cápsulas. Existem “batedores” que criam espuma de leite e permitem fazer um cappuccino, mesmo que a máquina apenas produza café.

O aspeto menos positivo da onda caseira de café de máquina é a quantidade de resíduos gerados. Os materiais acumulados a um ritmo anual considerável são vários: alumínio, cartão e plástico. O gesto mais responsável é depositar cada resíduo no sítio correto.

Voltar ao topo

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre máquinas de café.

Como usar a máquina de café?

A maioria das máquinas de cápsulas é fácil de utilizar. Aspetos como a limpeza, o enchimento do reservatório, os controlos e a facilidade em preparar um café expresso devem ser levados em consideração. A bandeja de gotas deve ser fácil de remover, para a limpeza ser cómoda.

Como limpar a máquina de café?

As máquinas de cápsulas são muito fáceis de limpar. Após a preparação do café, na maioria dos sistemas, a cápsula fica armazenada no depósito, não sendo necessário limpar para aprontar o segundo café. A maioria das máquinas de cápsulas já tem programas automáticos para limpeza e descalcificação.

Voltar ao topo