Teste a máquinas de lavar roupa

Como escolher a máquina de lavar roupa

Ajudamos a escolher o modelo mais adequado para si

A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos da casa mais necessários. Conseguir uma roupa bem lavada e poupar na conta da luz e da água é possível com a máquina certa. Ajudamos a escolher a melhor máquina de lavar roupa.

Guia de compras

Principais características

Os fabricantes anunciam a maior capacidade das máquinas de lavar roupa como uma vantagem no consumo, mas só é verdade se a usar com a carga completa. A meia carga consome proporcionalmente mais água e eletricidade. Uma família com 2 a 4 pessoas reúne, em média, 3,5 kg de roupa por lavagem. Neste caso, não compensa optar por um modelo com um tambor muito grande. A capacidade habitual de carga varia entre 6 e 8 kg de roupa de algodão. A tendência dos fabricantes é aumentar, com algumas máquinas que já chegam aos 18 kg.

Se o espaço disponível para a máquina for limitado, confirme as dimensões: a largura, a altura e a profundidade chegam a ter diferenças de cerca de 10 a 40 centímetros, consoante o modelo. A profundidade, para cozinhas que precisam de eletrodomésticos de encastrar, também é um aspeto que não deve descurar.

Uma boa máquina de lavar roupa combina lavagem eficaz com consumos moderados. Pode não compensar gastar mais por um modelo acima de 1400 rpm, como confirmam os testes a máquinas de lavar roupa

Voltar ao topo

Modelos disponíveis

Ao escolher a máquina de lavar roupa, é fundamental avaliar cuidadosamente o espaço em casa onde vai colocá-la. As máquinas mais procuradas no mercado e nas quais os fabricantes mais investem são as de carga frontal, com grande capacidade de carga de roupa e tecnologicamente mais avançadas. Dependendo da dimensão, existem três tipos de máquinas que pode encontrar na loja.

Carga superior

Nas máquinas de lavar roupa de carga superior, a roupa coloca-se pela porta existente na parte de cima da máquina. São uma boa escolha para quem tem pouco espaço disponível em casa ou para quem tem alguma dificuldade física em dobrar muito as costas para colocar ou tirar a roupa da máquina. Por norma, este tipo de modelos tem 40 cm de largura e é bem mais pequeno do que o modelo de carga frontal.

A desvantagem deste modelo é ter uma capacidade de carga mais limitada e não ter a parte de cima livre para se poder usar como superfície de suporte.

Carga frontal

A máquina de lavar roupa clássica, com a porta na parte da frente, é o modelo mais popular pela sua maior capacidade de carga (acima de 7 a 8 kg), mas também pelo desempenho. É mais volumosa do que a de carga superior: geralmente, cerca de 85 cm de altura e 60 cm de largura e profundidade.

Modelo slim

Os modelos slim são definidos como máquinas de lavar que podem variar entre 40 e 46 cm de largura e que também podem chegar aos 7 kg de capacidade de carga. Também há modelos até 33 cm, mas são menos comuns e têm baixa capacidade de carga.

Voltar ao topo

Programas e funções

Algumas máquinas de lavar roupa apresentam mais de 20 programas, o que pode encarecer o preço de compra. Verifique os que poderão ser úteis, pois de nada serve ter muitos programas disponíveis se, na prática, só irá usar alguns.

Programas de lavar

Os programas têm temperaturas predefinidas. Mas, na maioria dos modelos, é possível ajustar a temperatura em função das características da roupa. Há ciclos de lavagem que estão presentes em quase todos os modelos.

  • Eco 40-60: é hoje um programa obrigatório nas máquinas de lavar roupa, pois serve de base para definir os consumos na etiqueta energética.
  • Ciclo algodão: certamente o mais utilizado, lava roupas de algodão a uma temperatura que pode variar entre 30 e 90°C.
  • Ciclo sintético: projetado para tecidos sintéticos.
  • Ciclo lã: especificamente dedicado à lavagem de lãs a baixa temperatura, é um programa mais delicado, com rotações por minuto (rpm) na secagem também normalmente menores.
  • Ciclo misto: adequado para lavar tecidos mistos. Atenção à temperatura que definir se alterar a que está definida por defeito. As temperaturas e velocidades de centrifugação elevadas poderão danificar os tecidos mais frágeis.
  • Ciclo roupa delicada: a temperatura de lavagem é entre 30-40°C e a fase de centrifugação é delicada, ideal para tecidos que se estragam mais facilmente.

Existem outros programas nos diversos modelos de máquinas de lavar roupa, como o programa para roupa colorida, para lavagem à mão ou lavagem rápida ou, ainda, para nódoas difíceis. Atualmente, muitas máquinas de lavar roupa também vêm equipadas com funções inteligentes como a pesagem dos quilos de roupa no tambor, a velocidade a que se deve ajustar o ciclo de centrifugação ou uma ligação wi-fi para gerir o eletrodoméstico a partir de um smartphone ou tablet.

O programa de lavagem intensiva é indicado para roupa muito suja. Para roupa pouco suja, só para retirar a transpiração ou refrescar a roupa, prefira o programa curto e temperaturas abaixo dos 30ºC.

Quase todos os modelos permitem programar o arranque. Pode ser útil se pretende iniciar a lavagem à noite para usufruir da tarifa bi-horária ou mesmo tri-horária, por exemplo. Atenção, em todo o caso, para não prejudicar o descanso dos vizinhos com o ruído, geralmente elevado, sobretudo na fase de centrifugação.  

Na loja, teste a facilidade de utilização da máquina. Para uma limpeza fácil, espreite o acesso ao filtro, a simbologia dos programas, a facilidade em abrir e fechar a porta ou abrir, fechar e tirar a gaveta do detergente.

Se se interessa por máquinas ditas "smart", verifique se as funções disponíveis são uma real mais-valia, pois este tipo de máquinas é mais caro. Veja também a marca das máquinas que tem em casa. Normalmente, a app associada a uma determinada marca pode servir igualmente outros eletrodomésticos, o que pode facilitar a vida.

Centrifugação 

Quase todas as máquinas exibem a função "paragem de cuba cheia", para interromper a lavagem antes da centrifugação. Pode ser útil, por exemplo, quando não se pode estender logo a roupa. Depois da última passagem por água, a roupa fica de molho até que o utilizador dê instruções para iniciar a centrifugação e terminar o ciclo de lavagem.

A maioria das máquinas apresenta, hoje, velocidades de centrifugação que podem chegar às 1400 rotações por minuto (rpm). Algumas anunciam mesmo 1600 rpm, mas os testes revelam que as altas velocidades não melhoram necessariamente os resultados da centrifugação (quantidade de água que fica na roupa).

Há outros fatores, como a conceção do tambor, que entram em jogo no desempenho da centrifugação. Tal explica que algumas máquinas de 1200 rpm centrifuguem melhor do que outras de 1400 rpm.

Em todo o caso, sempre que o sol incidir no estendal, é preferível reduzir a velocidade de centrifugação, para preservar a roupa em geral, e em especial os tecidos delicados. 

Note que a maioria das máquinas permite regular a velocidade de centrifugação. É prático, por exemplo, no verão, quando a roupa seca depressa. Quase todas permitem também desativar a centrifugação para poupar os tecidos mais delicados. 

Enxaguamento, duração dos programas e temperatura

O enxaguamento e a duração dos programas são os principais pontos fracos de grande parte das máquinas. Na tentativa de ganharem pontos na etiqueta energética, muitos fabricantes reduzem ao máximo os consumos de água e eletricidade. Compensam esta "escassez" com programas mais longos, sob pena de não conseguirem um bom desempenho na lavagem. Mas há marcas com programas excessivamente longos, com ciclos de algodão que se prolongam por mais de quatro horas e programas para tecidos sintéticos de mais de três horas.

Ao usarem menos água, o enxaguamento também se ressente. Uma boa parte das máquinas deixa demasiados resíduos de detergente nos tecidos, o que pode ser um problema para quem tem a pele sensível.  

Se tiver a pele sensível:

  • experimente um detergente com menos perfumes alergénicos. No comparador online, procure escolher produtos com bom desempenho ambiental, como as Escolhas Verdes. São menos irritantes para a pele e menos nocivos para o meio aquático;
  • pode, também, selecionar a função de enxaguamento extra, presente na maioria dos modelos analisados. Ao adicionar água ao ciclo de lavagem, retira melhor os resíduos de detergente, mas aumenta os consumos de água, já se sabe.

 

Voltar ao topo

Mobilidade reduzida

Poucos eletrodomésticos são práticos, intuitivos e adaptados a utilizadores com problemas visuais e mobilidade reduzida. Veja o que faz a diferença na escolha de um eletrodoméstico.

A porta ideal deve contemplar a abertura com um botão ou pega grande, sem arestas, e de fácil acesso sem exigir muita força, para quem utiliza uma cadeira de rodas. Prefira portas que se mantêm abertas em vez de se fecharem automaticamente. A porta deve abrir a 180º para encher e descarregar a roupa sem dificuldade. Verifique se abre para o lado que lhe dá mais jeito ou se pode inverter o sentido da abertura.

Evite aparelhos que exigem duas ações em simultâneo para programar, como empurrar e rodar.

A gaveta do detergente deve ter uma pega grande e sem arestas. Os compartimentos devem ser suficientemente grandes, para não perder detergente, sobretudo se tem mãos que tremem. Para facilitar a limpeza, a gaveta deve ser fácil de tirar e voltar a colocar, sem grande esforço.

Existem máquinas com botões rotativos e/ou que se empurram. Os comandos rotativos devem ser grandes, mecânicos e com bastante espaço entre cada programa para não selecionar a função errada por engano. Os botões devem ter um bom relevo e não exigir muita força. Evite os botões minúsculos que requerem a utilização de um só dedo e muita precisão.

A manutenção do filtro pode não ser fácil. Tirar e voltar a colocá-lo pode exigir alguma força. Opte por filtros com uma tampa larga e fácil de agarrar. Alguns modelos trazem um tubo, prático para recuperar a água que escorre ao abrir.

Voltar ao topo

Eficiência energética

Os equipamentos com melhor classe energética, à partida, apresentam consumos anuais mais baixos, mas nem sempre espelham o uso habitual dos consumidores. Os testes da DECO PROteste dão-lhe uma visão mais realista do consumo. Nas contas, contemplam os consumos de água e eletricidade dos programas mais usados pelos consumidores: algodão a 40ºC e sintéticos a 30ºC.

Verifique os consumos das máquinas no comparador, até porque existem grandes diferenças entre modelos. As máquinas com selo de Escolha Acertada aliam a melhor relação entre qualidade e preço. As Escolhas Verdes, além de eficazes, são as que apresentam o menor custo de utilização anual. 

Desta forma, vai estar não só a comprar uma boa máquina como a poupar no momento da compra e na conta de eletricidade e de água. 

Voltar ao topo

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre máquinas de lavar roupa.

O que é o "inverter" numa máquina da roupa?

As máquinas de lavar roupa tradicionais utilizam o movimento das escovas para o motor. As máquinas com um motor "inverter" utilizam uma tecnologia em que o motor não tem escovas e funciona através de indução magnética. Este tipo de motor tem um funcionamento mais silencioso, consome menos e, em princípio, a durabilidade da máquina é maior.

Como limpar a máquina de lavar roupa?

A borracha da porta, a gaveta, o filtro, mas também o próprio tambor da máquina precisam de uma limpeza regular. Uma correta manutenção ajuda a combater maus cheiros, a manter a eficácia da lavagem e a prolongar o tempo de vida do aparelho.  

Use um pano embebido numa solução de água com detergente para limpar a borracha da porta e seque bem. Deixe a porta aberta após cada lavagem para que o tambor seque entre utilizações.

Passe também a gaveta por água para remover restos de amaciador e detergente em pó. Deixe escorrer e volte a colocá-la quando estiver seca.  

Se a roupa sair manchada após a lavagem, inspecione o interior da máquina. Pequenos objetos como moedas, ganchos, uma meia ou botões poderão estar escondidos no fundo do tambor ou nas pregas da borracha da porta.

Maus cheiros, água no fundo do tambor ou falhas na centrifugação são sinais de que é altura de limpar o filtro. Na maioria das máquinas, está em baixo. Retire-o, passe-o por água e remova sujidades mais agarradas com uma escova de dentes velha.

Se nota que a máquina perdeu eficácia e não se resolve com as dicas de manutenção, há pequenas reparações que poderá fazer sem necessidade de assistência técnica. Para mais informações, veja como resolver problemas da máquina de lavar.   

Voltar ao topo