Dicas

Amaciadores para a roupa funcionam?

26 setembro 2023
dois frascos de amaciador de roupa brancos ao lado de um cesto de roupa lavada e dobrada; além deste, mais uma pilha de toalhas dobradas em cima da mesa, ao lado do cesto.

Um bom amaciador tem de deixar a roupa macia e perfumada. Não dê prioridade às fragrâncias, que são efémeras na maioria dos produtos. Saiba em que tecidos tem efeito um amaciador e as alternativas para deixar a roupa mais macia e perfumada.

O amaciador da roupa utiliza tensoativos catiónicos, que revestem os tecidos de uma película, distendendo e separando as fibras. Quando secas, estas fibras ficam mais ordenadas e, por isso, dão uma sensação mais macia ao toque. Porém, nem todos os tecidos reagem desta forma. Os mais beneficiados são as fibras naturais com alto teor de celulose, como o algodão, o cânhamo e o linho. A lã e a caxemira, menos.

Na maioria das peças que vestimos atualmente, compostas por uma mistura de fibras artificiais, como a viscose e o poliéster, o amaciador não tem, contudo, qualquer utilidade por não conseguir acomodar as substâncias catiónicas durante o enxaguamento. É até desaconselhado em alguns tecidos.

Ainda assim, há quem não prescinda do cheiro agradável que os amaciadores libertam. Na maioria dos casos, essas fragrâncias são efémeras.

Amaciador prejudica alguns tecidos

Uma roupa tratada com amaciador fica com uma finíssima camada na superfície que a torna mais vulnerável a substâncias gordurosas, podendo voltar a sujar-se mais depressa. Também não se recomenda o uso de amaciador em tecidos impermeáveis ou fabricados a partir de microfibras, dado que pode afetar o desempenho. Por exemplo, os impermeáveis perdem a capacidade de repelar a água

Além disso, a capacidade de retenção da humidade fica diminuída, o que prejudica o desempenho de peças cuja principal função é a de absorver água, como é o caso das toalhas de banho ou dos panos de cozinha. Em certas peças de roupa, como sutiãs e cintas, o amaciador também reduz a respirabilidade.

Impacto ambiental dos amaciadores da roupa

Os amaciadores contêm fragrâncias e conservantes que, em muitos casos, são tóxicos para o meio aquático, pouco biodegradáveis e, frequentemente, bioacumuláveis no meio ambiente. Hexilcinnamal, limoneno, linalol, eugenol, citronelol e geraniol, por exemplo, são ingredientes muito comuns nestes produtos. Algumas marcas podem conter oito fragrâncias, algumas com características muito alergénicas. Se sofre de alergias, evite produtos com muitos perfumes na lista de ingredientes e use apenas a dose recomendada pelo fabricante.

Os amaciadores com perfumes mais duradouros do que outros resultam de inúmeras microcápsulas que aderem à roupa e vão libertando a fragrância com os movimentos e a frição dos tecidos. Estas substâncias químicas artificiais podem ser inaladas, e os fragmentos de microplásticos e de resina sintética contaminarem o ambiente.

Embora alguns fabricantes estejam a substituir estas microcápsulas por substâncias menos perigosas, outros continuam a pesquisar a forma de obterem mais microcápsulas para aderirem aos tecidos e tornarem as fragrâncias ainda mais duradouras.

Não se deixe iludir pelas alegações como "Testado dermatologicamente" ou "Hipoalergénico". A primeira significa apenas que o mesmo foi submetido a testes na pele. Como não existe um método reconhecido e obrigatório a todos os fabricantes e por desconhecermos em que parâmetros são realizados os testes, não há garantias de segurança.

“Hipoalergénico” também não significa que o produto seja seguro para todos. Não há uma definição legal e clara, nem estão definidos os critérios que os produtos têm de cumprir. No dossiê sobre alergias, confira a lista de perfumes mais vezes implicados em reações alérgicas, como dermatites de contacto (borbulhas, comichão e descamação da pele), irritações nos olhos ou, nos casos mais graves, asma brônquica.

Alternativas ao amaciador

Há truques para tornar a roupa mais macia e perfumada sem usar amaciadores.

  • Lave a baixas temperaturas para reduzir a deformação das fibras sintéticas, menos resistentes do que o algodão ou o linho. Se os tecidos têm nódoas difíceis, remova-as antes.
  • Use apenas a quantidade recomendada de detergente e não encha máquina com demasiada roupa, de forma a facilitar o enxaguamento e a eliminação dos resíduos.
  • Limpe a máquina com alguma frequência e deixe a porta aberta entre lavagens, para prevenir maus odores. Não deixe a roupa permanecer dentro da máquina muito tempo.
  • Se pretende roupa perfumada, adicione, na água do ferro de engomar, algumas gotas de óleo essencial (lavanda, etc.). Para perfumar a roupa, coloque nas gavetas e nos guarda-fatos sacos de cheiro.
  • Se a roupa fica áspera por a água ser muito calcária, pode adicionar um pouco de vinagre na gaveta do detergente, mas o seu uso contínuo pode danificar a máquina.
  • Seque as toalhas na máquina de secar: o calor torna os tecidos mais macios. Secar ao ar livre é, contudo, mais económico e sustentável.

Compare o preço por dose

As embalagens grandes nem sempre incluem mais doses do que as pequenas. Tudo depende da concentração. Por exemplo, há produtos ultraconcentrados que, numa pequena embalagem de pouco mais de meio litro, incluem 38 doses. Compare o preço por dose e não por embalagem. Se usar amaciador apenas em roupa de algodão e linho, poupa ainda mais no amaciador.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.