Dicas

Como limpar a máquina de lavar roupa

O desempenho da máquina de lavar roupa pode ficar comprometido se a máquina não for limpa de vez em quando. Como proceder e que produtos usar? Veja as dicas da DECO PROteste.

Limpar máquina de lavar roupa

iStock

Para manter a máquina de lavar roupa a funcionar bem, é importante assegurar que, pelo menos, as partes acessíveis são limpas regularmente e permanecem sem calcário. Há três etapas importantes para a limpeza: fazer a manutenção dos componentes da máquina, evitar o calcário e eliminar a formação de bolor. Saiba o que fazer em cada etapa.

Manutenção da máquina de lavar em 5 passos

Uma correta manutenção e limpeza regular ajudam a combater maus cheiros, a manter a eficácia da lavagem e a prolongar o tempo de vida do aparelho. Veja a seguir os componentes a que deve prestar atenção e como proceder. Leia também o manual de instruções da sua máquina, pois alguns cuidados poderão diferir consoante modelos. 

1. Limpe a borracha da porta pelo menos, duas vezes por ano (ou mais vezes, se usa a máquina com frequência), com um pano embebido numa solução de água com detergente para remover sujidades e seque bem. Deixe a porta aberta depois de tirar a roupa, para que o tambor seque entre utilizações.

2. Passe a gaveta por água, pelo menos, duas vezes por ano (ou mais vezes, se fizer mais de quatro lavagens semanais), para retirar restos de amaciador e detergente em pó. Deixe escorrer e volte a colocá-la depois de seca. Basta levantar um pouco a gaveta e puxar, mas algumas têm uma patilha em cima ou atrás.

3. Retire e limpe o filtro pelo menos duas vezes por ano. Na maioria das máquinas, o filtro está em baixo. Coloque uma bacia ou uma toalha no chão para absorver a água que sairá. Passe o filtro por água, remova as sujidades mais agarradas com uma escova de dentes velha e volte a colocá-lo. Maus cheiros, água no fundo do tambor ou falhas na centrifugação são sinais de que é altura de limpar o filtro.

4. Limpe o tambor duas vezes por ano, pelo menos, ou assim que notar maus cheiros. Faça um programa com a máquina vazia a temperaturas elevadas (60ºC ou mais) ou selecione o programa de autolimpeza, se disponível. Use o seu detergente habitual ou um produto para a limpeza do tambor. Se a roupa sair manchada da máquina, inspecione o interior do tambor. Moedas, ganchos, meias ou botões poderão estar escondidos no fundo ou nas pregas da borracha da porta.  

5. Combata o calcário sobretudo em regiões onde a água é "dura". Neste caso, use um produto anticalcário, além de detergente, a cada lavagem. Tal evita que o calcário se deposite na máquina e permite usar a dose de detergente indicada para águas mais "macias". Este cuidado é ainda mais importante se usa detergente em pó e programas a 40ºC ou mais. 

Se notar que a sua máquina perdeu eficácia a lavar ou centrifugar, ponha em prática os cuidados de manutenção apresentados. Pode também consultar o dossiê online da DECO PROteste com dicas de reparação. Muitos problemas até são fáceis de resolver sem necessidade de assistência técnica.

Prevenir ou eliminar o calcário

Quando a água é aquecida, o cálcio e o magnésio que esta contém cristalizam-se em contacto com o oxigénio e formam carbonato de cálcio e magnésio, ou seja, o calcário. Este deposita-se, por exemplo, na resistência da máquina de lavar. Dependendo da dureza da água, do tipo de detergente e do programa de lavagem (quente ou frio), a camada de calcário engrossa e, ao longo do tempo, vai reduzindo o funcionamento da máquina, que pode mesmo deixar de funcionar.

A dureza da água é um indicador do nível de calcário da água das várias regiões do País. Quanto mais calcário tem, mais "dura" é a água.

Como usar produtos anticalcário?

Em regiões com água "dura", para prevenir depósitos de calcário, use um produto anticalcário, além do detergente, a cada lavagem. Tal evita que o calcário se deposite na máquina. Além disso, permite reduzir a dose de detergente, pois torna a água mais "macia". Assim, pode utilizar a dose de detergente indicada para águas menos duras. Use este método de prevenção de calcário se a água da sua região é "dura", sobretudo se usa principalmente detergente em pó e se lava a roupa a 40°C ou mais.

Também pode usar um descalcificador para agir sobre o calcário acumulado ao longo dos meses ou anos. Estes produtos são usados de forma diferente do anticalcário preventivo, e com menos frequência. Ao usá-los, deve pôr a máquina a lavar sem roupa. Na maioria das vezes, um ciclo curto é suficiente. Se a água for moderadamente dura e lavar a roupa de vez em quando a mais de 40°C e com detergente em pó, recomenda-se a descalcificação de seis em seis meses. Caso contrário, recomenda-se uma utilização menos frequente: com água "macia", detergente líquido e lavagem sempre a baixa temperatura, não se justifica repetir a operação todos os anos.

Vinagre ou bicarbonato?

Existem outras soluções, caseiras, contra o calcário. Mas serão mesmo eficazes? 

O vinagre é conhecido pela sua ação desincrustante. Com um pouco de vinagre branco, é possível eliminar alguma parte do calcário, dependendo da gravidade da incrustação calcária. Quanto menos diluído estiver, maiores são as probabilidades na remoção do calcário. No entanto, não aconselhamos esta solução. Mesmo assim, caso opte por este método, deve pôr a máquina a lavar sem roupa e sem detergente. Use só mesmo vinagre.

O bicarbonato de sódio é, muitas vezes, usado para amolecer a água e remover nódoas de gordura. Juntá-lo a cada lavagem é útil na prevenção de depósitos de calcário na resistência, mas pode ter efeitos adversos nos tecidos, dando-lhes alguma coloração. Assim sendo, também não recomendamos o bicarbonato de sódio como produto anticalcário.

É preferível recorrer a produtos anticalcários próprios para máquinas de lavar.

Eliminar o bolor

O terceiro e último passo de limpeza consiste em eliminar o cotão e os resíduos de detergentes, bem como os micro-organismos que se formam em determinados locais, alguns inacessíveis, da máquina de lavar roupa.

Depois da lavagem, a roupa sai da máquina com manchas pretas e a cheirar mal? Significa que terá de limpar a máquina de resíduos, como cotão ou detergente, e micro-organismos (bactérias, fungos) que ali se instalaram.

O bolor tornou-se um problema devido a mudanças recentes nos hábitos de lavagem:

  • as máquinas de lavar usam menos água do que antes para economizar água e energia. Menos água significa menos enxaguamento, logo, os resíduos não são todos completamente eliminados;
  • as temperaturas de lavagem são mais baixas também para poupar energia. Lavar a 30°C é uma temperatura ideal para a formação de certos micro-organismos, ao passo que uma temperatura mais alta pode eliminá-los;
  • os detergentes líquidos e em pó mais usados atualmente não têm percarbonato (agente branqueador), que impede o crescimento de micro-organismos.

Saiba como evitar que o bolor se instale na máquina com alguns truques:

  • use pontualmente um ciclo de lavagem a uma temperatura muito alta (70-95°C);
  • adicione um pouco de sabão em pó universal (que contém percarbonato);
  • use um programa especial antibolor, presente nalgumas máquinas de lavar. A frequência recomendada varia de uma marca para outra: a cada 14 dias ou a cada 40 lavagens;
  • após cada lavagem, deixe a porta e a gaveta do detergente ligeiramente abertas, para que o interior da máquina seque entre utilizações. Assim evita a multiplicação dos micro-organismos, que se desenvolvem em ambientes húmidos.

Precisa de comprar uma máquina de lavar roupa nova? Compare a qualidade e o preço no teste da DECO PROteste a máquinas de lavar roupa.

As melhores máquinas de lavar roupa

É nosso subscritor e precisa de esclarecimentos personalizados? Contacte o nosso serviço de assinaturas. Relembramos ainda que pode aceder a todos os conteúdos reservados do site: basta entrar na sua conta

Se ainda não é subscritor, conheça as vantagens da assinatura.

Subscrever

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.