Medicamentos

Como escolher medicamentos de venda livre

Ajudamos com recomendações para uma toma segura da medicação.

A toma de medicamentos acarreta riscos, sobretudo se exceder as doses recomendadas ou se não tomar a medicação de forma adequada. Seguir as recomendações do médico e ler o folheto informativo dos medicamentos são algumas das indicações para evitar problemas graves. Saiba o que fazer.

Como escolher

Medicamentos não sujeitos a receita médica

A automedicação é a utilização de medicamentos de venda livre e pode ser uma opção segura, para problemas passageiros como diarreia, dor de cabeça ou constipação, mas também pode implicar alguns riscos. Sobretudo no caso dos idosos e das crianças, que são grupos mais vulneráveis. 

Se os sintomas ligeiros não passarem entre três (febre) a sete dias seguidos, deve consultar o médico para ser avaliado. Tem dúvidas sobre os problema de saúde em que se pode automedicar? Veja as recomendações.

Todos os medicamentos têm efeitos secundários e podem causar intoxicações se forem tomados em doses superiores às recomendadas. Leia sempre o folheto informativo e siga as indicações do médico ou do farmacêutico. Se tiver em casa medicamentos que lhe foram prescritos a si ou a outra pessoa, não os tome por sua iniciativa, mesmo que lhe pareça que tem os mesmos sintomas ou doença.

Voltar ao topo

Analgésicos: paracetamol e ibuprofeno

Uma dor de cabeça pode ser sintoma de doença ou de desconforto momentâneo. Como primeira opção para aliviar a dor deve tomar o paracetamol, num limite diário de três a quatro comprimidos de 500 miligramas. Se os sintomas piorarem ou a dor for acompanhada de vómitos, tonturas e perturbações visuais, consulte o médico. A mesma indicação se tiver dores na parte de trás da cabeça ou se o pescoço estiver rígido.

Para as dores menstruais, se a intensidade for moderada, pode tomar 400 miligramas de ibuprofeno (medicamento não sujeito a receita médica, de venda exclusiva em farmácias), duas a três vezes por dia. Também deve consultar o médico caso esta dosagem não funcione.

Voltar ao topo

Dosagem dos medicamentos

Antes de tomar um medicamento, deve conhecê-lo ao máximo. Consulte o folheto informativo ou peça ajuda ao médico ou ao farmacêutico para saber os aspetos mais importantes do que está a tomar, como o nome do princípio ativo, quando tomar, a influência com bebidas alcoólicas ou outros medicamentos, as contraindicações e os efeitos secundários, entre outras informações.

Folheto informativo

Apesar de o médico ou de o farmacêutico darem a informação mais importante, não dispense a leitura do folheto informativo. Nele encontra informações importantes como a marca do medicamento, o princípio ativo, o laboratório que comercializa o medicamento, a lista de ingredientes, a forma terapêutica e o grupo terapêutico. Também lhe serão indicadas precauções a ter com a toma do remédio, assim como os conselhos para situações particulares.

 
Voltar ao topo

Medicamentos para férias

Além dos medicamentos que toma habitualmente, quando for de férias leve analgésicos para alguma dor repentina que possa surgir. Para os medicamentos que toma habitualmente, leve mais do que o necessário caso tenha de ficar mais dias no destino ou se alguns medicamentos se perderem ou deteriorarem.

No caso de viajar para o estrangeiro, não se esqueça da receita médica ou de uma declaração a indicar da necessidade do medicamento. E, de preferência, em inglês e em francês. Para os medicamentos injetáveis, como a insulina, vai precisar de uma autorização do Instituto de Aviação Civil para transportar a seringa.

Voltar ao topo

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre medicação.

Como fazer o cálculo de doses pediátricas de analgésicos?

Para as crianças, a dose a administrar de analgésicos, como o paracetamol e ibuprofeno, é definida em função do peso corporal. Por norma, recomenda-se a versão dos medicamentos em solução oral, como xarope, que permite dar a dose exata e é mais fácil de engolir. Por vezes, usa-se uma colher de chá (5 ml) para dar o medicamento à criança. Veja, no simulador da DECO PROteste, qual é a dose certa de analgésicos a dar às crianças.

O que fazer perante sintomas de intoxicação?

O uso incorreto de medicamentos pode levar a uma intoxicação medicamentosa. Os sintomas variam de acordo com o medicamento ingerido, por exemplo: náuseas, vómitos, arritmias, confusão mental e, em casos mais graves, coma. Na presença de sintomas de intoxicação por medicamentos, ligue imediatamente o 112.

É seguro comprar medicamentos online?

Só deve comprar medicamentos através da internet em sites autorizados pelo Infarmed. Comprar medicamentos online em sites não autorizados pode ser perigoso porque podem ser falsos, ter a composição alterada, conter ingredientes tóxicos, estar fora do prazo ou terem a qualidade afetada por terem sido transportados sem precauções, entre outros.

Voltar ao topo