Notícias

Protetores solares: que filtros deve evitar?

Alguns estudos levantam dúvidas sobre a segurança dos filtros solares octocrileno e homosalato. Por precaução, os produtos com estes filtros testados pela DECO PROteste não podem ser nomeados.

19 março 2024
Mulher a pôr protetor solar nas costas

iStock

A DECO PROteste não inclui na sua seleção de nomeados qualquer protetor que inclua filtros solares sobre os quais recaem suspeitas de segurança. Para um deles, a legislação já mudou, mas os protetores solares ainda vão poder usá-lo até julho de 2025.

Veja o comparador de protetores solares

Filtros solares: estudos recomendam prudência

A DECO PROteste acompanha em permanência os desenvolvimentos científicos. No teste, é verificada, através da lista de ingredientes apresentada na rotulagem do produto, a presença de substâncias cuja segurança começa a suscitar dúvidas. A DECO PROteste segue o princípio de precaução e não nomeia qualquer produto que utilize estes ingredientes, dando preferência à utilização de alternativas. Os recentes estudos com homosalato e octocrileno, dois filtros solares usados em alguns dos produtos testados pela DECO PROteste, vêm levantar dúvidas sobre a segurança da sua utilização nos protetores solares.

Homosalato

Trata-se de um filtro para os raios ultravioleta (UV) que tem sido utilizado em protetores solares. No entanto, recentemente, o Comité Científico para a Segurança do Consumidor da Comissão Europeia considerou que a utilização de homosalato apenas segura até uma concentração de 0,5% em protetores solares. Não obstante a evidência científica ser inconclusiva, alguns estudos sugerem que o homosalato possa ser um desregulador endócrino, ou seja, possa interferir no normal funcionamento do sistema endócrino/hormonal. Em novembro de 2022, foi publicada uma revisão do regulamento dos produtos cosméticos e a utilização do homosalato passou a estar limitada, podendo apenas ser utilizado em produtos faciais, à exceção dos produtos em aerossol propulsor, numa concentração máxima de 7,34%. No entanto, só a partir de 1 de julho de 2025 não podem ser disponibilizados no mercado da União produtos cosméticos que contenham esta substância e que não cumpram as restrições. Enquanto não seja permitida a sua utilização em protetores solares (de corpo), a DECO PROteste aplica o princípio da precaução e não nomeia qualquer produto com este filtro solar.   

Octocrileno

É outro filtro solar químico que nunca teve boa reputação, em virtude do seu potencial alergénico. O octocrileno é outro ingrediente considerado seguro pelo Comité Científico para a Segurança do Consumidor da Comissão Europeia quando em concentrações inferiores a 10%, e é este o limite legal. No entanto, o octocrileno pode ser degradado em benzofenona, uma substância potencialmente desreguladora do sistema endócrino, cancerígena e mutagénica. À semelhança do homosalato, a DECO PROteste segue o princípio da precaução e não nomeia qualquer produto com este filtro solar.

Benefícios suplantam riscos

Independentemente da escolha, utilize sempre protetor solar. Os benefícios decorrentes da utilização de protetor solar são muitos mais do que os possíveis malefícios. Na praia, na piscina, no jardim ou, até mesmo, num simples passeio ao ar livre, independentemente do tipo de pele, a aplicação de protetor solar é uma das medidas mais importantes para prevenir danos decorrentes da exposição aos raios ultravioleta (UV), como o envelhecimento prematuro da pele ou o desenvolvimento de diversos tipos de cancro cutâneo. 

Retire o melhor do sol com proteção

A escolha do melhor protetor solar é uma das medidas mais importantes para se proteger do sol. Aplicá-lo de forma correta é também essencial para o corpo. Precisará de cerca de 35 mililitros (ou sete colheres de chá) de protetor solar.

A Direção-Geral da Saúde recomenda o uso de um produto que tenha, no mínimo, fator de proteção solar (FPS) 30 e que ofereça proteção contra os UVA. 

Apesar de todos os cuidados que devemos ter com a exposição solar, é de relembrar que esta traz benefícios essenciais para o ser humano. Não só é um elemento indispensável na síntese de vitamina D, como contribui para melhorar o estado de espírito.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.