Dicas

8 dicas para resolver os problemas de wi-fi em casa

O sinal wi-fi da rede doméstica não chega a determinadas divisões da sua casa? Ou apanha internet com sinal instável ou velocidade insuficiente? Siga as dicas da DECO PROteste para melhorar o alcance e o desempenho do wi-fi em casa.

11 março 2024
Router e computador portátil

iStock

Uma rede doméstica wi-fi com cobertura ou velocidade fraca pode representar vários problemas para os seus utilizadores. Quer seja necessário ligar-se à internet para trabalho ou lazer, um bom sinal wi-fi deve conseguir alcançar as principais divisões da casa, de forma estável e rápida. Saiba que medidas adotar para mitigar os problemas do wi-fi em casa.

Voltar ao topo

1. Avalie o desempenho da internet

Para verificar qual é a velocidade da internet de sua casa, e se corresponde à que foi contratada, comece por medi-la. Pode fazê-lo por wi-fi desde que esteja junto ao router e use a frequência de 5 GHz. Contudo, é mais fiável se estiver ligado através de um cabo. Precisa de um cabo Ethernet e um computador (portátil ou desktop) relativamente recente com uma porta Ethernet. Siga os passos.

  • Ligue uma extremidade do cabo Ethernet ao seu router e uma extremidade ao seu computador.
  • Abra um navegador da internet e aceda à página do Speedtest (da Ookla) e clique no botão “Iniciar” para medir a velocidade da sua internet.
  • Compare os resultados com as velocidades anunciadas pelo seu fornecedor de internet.
  • Repita este processo algumas vezes e, preferencialmente, em diferentes momentos do dia. 

Se as velocidades medidas junto ao router (com ou sem fios) forem sempre menores do que 80% do valor suposto, o culpado pode ser o seu fornecedor de internet. Deve enviar-lhe os resultados dos seus testes para que o problema seja resolvido. Caso não tenha uma resposta positiva, considere mudar para outro fornecedor de internet. 

Voltar ao topo

2. Garanta que o router está num local adequado

O posicionamento do router é um fator importante para o desempenho da rede. O router deve estar colocado num local em que o sinal wi-fi possa cobrir a maior parte das divisões. Saiba que aspetos ter em conta na localização do router.

Instale o router num local central da casa

Como os routers transmitem o sinal wi-fi em todas as direções, colocá-lo no centro da habitação pode aumentar a cobertura sem fio. Se for colocado numa extremidade da casa, o sinal wi-fi não irá chegar em boas condições às divisões mais distantes (a menos que seja uma habitação pequena). A melhor ocasião para definir o local do router é na altura da instalação do serviço, uma vez que está dependente da localização do cabo de fibra ótica ao qual fica ligado.

Posicione o router num local elevado

As ondas de rádio do sinal wi-fi tendem a propagar-se para a frente, mas com alguma inclinação no sentido descendente. Posicionar o router num local elevado leva o sinal wi-fi mais longe. Coloque-o num sítio alto (por exemplo, móvel, prateleira ou estante) para que o sinal wi-fi encontre menos obstáculos e chegue mais longe, em melhores condições.

Evite paredes e superfícies refletivas

Como o wi-fi utiliza ondas de rádio para transmitir dados, o sinal enfraquece sempre que atravessa obstáculos físicos (por exemplo, paredes). Quanto mais existirem no caminho entre o router e os dispositivos, maior é a atenuação sofrida. Deve colocar o router num local com algum espaço livre à sua volta. 

As superfícies refletivas são também particularmente nocivas, pois espalham e distorcem o sinal wi-fi. Não coloque o router perto de espelhos, paredes de azulejos, janelas e grandes superfícies metálicas (por exemplo, grandes eletrodomésticos). A água também interfere no sinal wi-fi, por isso, não é uma boa ideia ter um aquário por perto.

Mantenha o router livre de dispositivos eletrónicos

A presença de vários dispositivos eletrónicos em casa que utilizam ondas de rádio (como o router) pode interferir e contribuir para a degradação do sinal wi-fi.

Há outros aparelhos a considerar, como os telefones sem fio, monitores de bebé, comandos de portas de garagem, entre outros.  O router e o caminho do sinal wi-fi deve, sempre que possível, estar longe destes dispositivos.

Voltar ao topo

3. Utilize as tecnologias mais recentes

As tecnologias sem fio que se utilizam atualmente — Wi-Fi 4 (802.11n), Wi-Fi 5 (802.11ac) e Wi-Fi 6/Wi-Fi 6E (802.11ax) — oferecem velocidades superiores de download e upload, bem como maior alcance em comparação com tecnologias wi-fi mais antigas. A próxima tecnologia, que já existe nalguns telemóveis e computadores, é a Wi-Fi 7 (802.11be).

Use um router com as tecnologias mais recentes

Quanto mais recente é o router e as tecnologias que utiliza, maior é a velocidade disponibilizada e a distância alcançada. Por exemplo, a taxa de transferência real para Wi-Fi 5 (802.11ac) será cerca de 1Gbps. Os novos routers Wi-Fi 6 (802.11ax) podem atingir 2Gbps. Um router com Wi-Fi 6E tem também acesso à banda de 6 GHz, que oferece cobertura adicional.

Um router mais recente não se limita apenas a utilizar as normas mais recentes e a ser mais rápido, mas também tem uma melhor seleção de canais e inclui melhores recursos. Se o seu wi-fi não tem o desempenho necessário, contacte o fornecedor do serviço de internet e questione-o sobre a possibilidade de trocar o router, sem custos adicionais ou novo período de fidelização, por um modelo mais recente e com características superiores.

Atualize o seu computador antigo com um adaptador wi-fi

Para aproveitar as tecnologias de wi-fi mais recentes, certifique-se de que os seus dispositivos (como computadores, telemóveis e tablets) conseguem suportá-las. Se estiver a utilizar dispositivos antigos que não tenham as tecnologias recentes, não vai poder usufruir das velocidades mais elevadas

Mas existe uma solução simples e pouco dispendiosa para computadores mais antigos que só disponham da norma Wi-Fi 4 (802.11n) e que consiste na compra de um adaptador wi-fi que já suporte a norma Wi-Fi 5 (802.11ac) ou a Wi-Fi 6 (802.11ax). Basta conectar este dispositivo à porta USB do seu computador, que irá atualizar instantaneamente os seus recursos wi-fi e aumentar significativamente a velocidade.

Opte pela banda de frequência de 5 GHz

É possível que tenha uma ligação wi-fi mais rápida do que pensa. Os routers wi-fi fornecidos pelos operadores têm duas bandas de frequência diferentes para transmitir dados sem fio. A banda de 2,4 GHz é a mais lenta, mas tem um alcance maior. Já a banda de 5 GHz é muito mais rápida, mas de menor alcance. Existe também a banda de frequência de 6 GHz, que é a mais rápida, mas ainda não está presente nos routers disponibilizados pelos operadores.

As frequências de 5 GHz e 6 GHz são menos adequadas para distâncias maiores e não atravessam objetos sólidos (por exemplo, paredes) tão bem como a frequência de 2,4 GHz. Além de serem mais rápidas, têm também menos interferência de outras redes e dispositivos sem fio, porque são muito menos utilizadas. 

Se quiser aumentar a velocidade do sinal wi-fi e está próximo do router, basta conectar o seu dispositivo à rede wi-fi de 5 GHz. Já para dispositivos que estão longe do router, deve conectá-los à rede de 2,4 GHz. A maioria dos routers dos operadores oferece a opção de usar o mesmo nome de rede (SSID) em ambas as bandas. Assim, os seus dispositivos escolhem automaticamente o melhor sinal disponível. 

Se não estiver configurado desta forma, verifique no interface de administrador do seu router se é possível fazê-lo. Atribua à rede 5 GHz o mesmo SSID e palavra-passe da rede 2,4 GHz. Se o seu router não permitir usar o mesmo SSID, basta incluir “5GHz” no nome e conectar-se manualmente a esta frequência se estiver na mesma divisão do router.

Voltar ao topo

4. Altere o canal wi-fi

Cada banda de frequência do sinal wi-fi é dividida em diferentes canais. Se muitos utilizadores estiverem a usar o mesmo canal, este fica congestionado, e a velocidade wi-fi pode ser afetada. Melhore a velocidade do sinal wi-fi ao alterar o canal wi-fi para um menos ocupado. Isto pode ser especialmente útil para quem mora num apartamento e tem muitos vizinhos a curta distância.

Se estiver a utilizar a banda de 2,4 GHz, deve usar os canais 1, 6 ou 11 porque eles são os únicos três canais que não se sobrepõem entre si. Se estiver a utilizar a banda de 5 GHz, é vantajoso escolher os canais 36, 40, 44 ou 48, que são usados para fins domésticos.

Voltar ao topo

5. Use as configurações QoS do router

Alguns dos routers mais recentes incluem ferramentas de Qualidade de Serviço (ou QoS — Quality of Service), que dão prioridade ao tráfego para determinados dispositivos ou aplicações. Isto impede que alguns dispositivos diminuam a velocidade de toda a sua rede wi-fi. As ferramentas de QoS podem ser encontradas em configurações avançadas na interface de administrador da rede.

Pode, por exemplo, dar prioridade ao tráfego para o seu computador e garantir que as suas chamadas de vídeo não tenham problemas. Se outro utilizador começar a transmitir um filme 4K na mesma rede wi-fi, a velocidade fica limitada e não afeta o seu computador

Alguns routers permitem também que defina limites de largura de banda específicos para quaisquer dispositivos, aplicações ou programas. Verifique o manual do router para ver que tipo de configurações estão disponíveis e como pode utilizá-las.

Voltar ao topo

6. Opte por tomadas de rede e junte-lhes pontos de acesso wi-fi

Se a sua residência é posterior a 2005, deverá ter tomadas de rede na sala e nos quartos. Estas tomadas estão ligadas ao seu armário de telecomunicações individual (ATI) através de cabos de rede e são a melhor forma de levar a internet em perfeitas condições a todas as divisões da habitação. Precisa apenas de instalar o router junto ao seu ATI e ligar os cabos de rede das respetivas tomadas às portas Ethernet do router. 

Instale, posteriormente, dispositivos que funcionem como pontos de acesso wi-fi (ou extensores ou repetidores que também façam essa função) nas tomadas de rede quando pretender uma ligação wi-fi (em vez de ligação por cabo), e o sinal chegará nas melhores condições. Isto porque não precisa de percorrer longas distâncias, ou atravessar paredes e outros obstáculos que o prejudiquem.

Voltar ao topo

7. Compre um repetidor ou um extensor de wi-fi

Os repetidores recebem um sinal de wi-fi existente e transmitem-no como uma nova rede. Esta nova rede é apenas uma extensão da rede principal, e todos os dados que passam por esta nova rede também passam pela rede principal. 

Já os extensores são semelhantes, mas também amplificam o sinal existente antes de transmiti-lo para criar uma segunda rede. Como os extensores de wi-fi tendem a ter maior alcance do que os repetidores de wi-fi, os primeiros são mais indicados para quando o sinal original é muito fraco.

Um bom repetidor ou extensor pode custar menos de 50 euros e pode ser instalado em poucos minutos por qualquer pessoa. O processo de instalação costuma envolver apenas o pressionamento do botão WPS.

Para obter o melhor desempenho ao usar estes aparelhos, pode ser útil recorrer a uma aplicação de análise do sinal wi-fi (por exemplo, NetSpot) para verificar a cobertura de wi-fi existente e determinar a maneira ideal de melhorar a rede.

Voltar ao topo

8. Recorra a um sistema Wi-Fi Mesh

O Wi-Fi Mesh é uma tecnologia de redes sem fio que utiliza uma topologia de malha (em inglês, mesh) onde o router e um ou vários dispositivos estão interconectados, agindo como uma única rede sem fio com vários pontos de acesso espalhados pela área coberta (com o mesmo nome de rede e palavra-passe). O objetivo da tecnologia Wi-Fi Mesh é aumentar a cobertura da rede sem perda significativa na qualidade do sinal.

Para estabelecer uma ligação através do Wi-Fi Mesh, é necessário ligar e configurar a primeira unidade do conjunto, que recebe o sinal da internet a partir do router. Esse módulo distribui a rede para outras unidades semelhantes, de forma automática e sem perda de dados ou de velocidade. 

A natureza modular da rede Mesh também permite ampliar a cobertura wi-fi ao adquirir mais unidades e integrá-las ao sistema. Conheça as principais vantagens e desvantagens do sistema Wi-Fi Mesh em relação a extensores e repetidores comuns.

Pontos fortes

  • Maior cobertura e velocidade. É possível conectar uma casa inteira com Wi-Fi Mesh ao disponibilizar e reforçar o sinal wi-fi em locais onde estaria ausente ou acabaria por ser mais fraco devido aos obstáculos.
  • Rede única sem acessos diferenciados e sem transições. O Wi-Fi Mesh gera uma rede única com o mesmo nome de rede e palavra-passe e as transições entre pontos de acesso não são sentidas pelos utilizadores.
  • Fácil configuração. Os módulos adicionais não têm uma configuração complexa. Basta ligar uma nova unidade dentro da área de cobertura do sistema para integrá-la à rede e ampliar o alcance do sinal.
  • Banda dupla ou tripla. A maioria dos routers Mesh operam em frequências de 2,4 GHz ou 5 GHz, o que permite escolher a melhor faixa para conexão. Os sistemas mais recentes com tecnologia Wi-Fi 6E podem suportar também a frequência de 6 GHz.

Pontos fracos

  • A grande e única desvantagem do Wi-Fi Mesh reside no elevado preço. Um kit de Wi-Fi Mesh básico consegue ser mais caro do que equipamentos tradicionais de boa qualidade (extensores ou repetidores). O cenário piora quando há a necessidade de vários módulos para cobrir uma área extensa ou com muitos obstáculos, em que o custo pode atingir algumas centenas de euros.
Voltar ao topo

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.