Notícias

Bing Chat: inteligência artificial chega ao motor de pesquisa da Microsoft

O novo motor de pesquisa Bing, da Microsoft, recorre a inteligência artificial e procura gerar respostas mais completas e humanizadas. A DECO PROTESTE explica como funciona o Bing Chat e compara-o com o ChatGPT.

22 maio 2023
Motor de pesquisa Bing

iStock

A Microsoft junta-se à corrida da inteligência artificial com a atualização do seu motor de pesquisa Bing. O Bing Chat conta com a tecnologia GPT-4, o mais recente modelo de linguagem por trás do conhecido ChatGPT. Contudo, a inteligência artificial que alimenta o novo Bing é personalizada para pesquisas.

O Bing Chat otimiza o motor de pesquisa com respostas mais interativas e contextualizadas. Permite ao utilizador expor perguntas e obter respostas mais humanizadas. Os utilizadores também podem verificar as fontes consultadas no final das respostas. Esta ferramenta passa a ter o papel de assistente pessoal, de pesquisa, de planeamento e de criatividade.

Segundo a Microsoft, o sistema permite pesquisar resultados mais concretos e relevantes. Os desenvolvedores estimam que existam dez mil milhões de pesquisas por dia, mas que metade delas fique sem resposta. A empresa espera preencher esta lacuna na pesquisa online e proporcionar uma experiência mais satisfatória para os utilizadores.

A Google não deseja que o seu motor de pesquisa perca terreno em relação ao novo Bing e, por isso, está a desenvolver uma atualização com inteligência artificial que pretende auxiliar na pesquisa, nos mapas e no tradutor. A DECO PROTESTE está a acompanhar o tema para mais novidades sobre o lançamento das funcionalidades em Portugal.

Como funciona o Bing Chat?

O Bing Chat fornece ao utilizador um novo tipo de pesquisa, que permite fazer perguntas ao chat em tom de conversa. Se for uma questão complexa, o motor de pesquisa retribui com uma resposta detalhada.

A tecnologia analisa a pergunta do utilizador e realiza a pesquisa de conteúdos que sejam capazes de a responder. Por fim, o Bing agrega as fontes que considera mais fiáveis e resume o que encontra numa única resposta.

Isto permite que o utilizador não tenha de aceder a tantos resultados e encontre o que procura mais facilmente. Os resultados são agora divididos em duas partes:

  • uma lista de hiperligações para conteúdos;
  • uma resposta da inteligência artificial, onde são indicadas as fontes.

A tradicional lista de hiperligações para conteúdos.

A resposta resumida pela inteligência artificial com as respetivas fontes.

Podem, ainda, ser realizadas perguntas complementares através do Bing Chat para obter respostas diferentes e detalhadas, por exemplo: “Podes explicar isso de uma forma mais simples” ou “Dá-me mais opções”. 

O Bing também permite a utilização como ferramenta criativa e auxiliar na escrita de poemas, histórias ou ideias para um projeto, por exemplo.

O Bing Chat pode cometer erros?

Segundo os desenvolvedores, a ferramenta é programada para basear as respostas em fontes de confiança. Contudo, a inteligência artificial também comete erros. Os conteúdos de terceiros na internet nem sempre são fiáveis. A ferramenta pode apresentar as informações que encontra e dar respostas incompletas, imprecisas e inadequadas

A DECO PROTESTE aconselha os utilizadores a utilizarem bom senso e a verificarem os factos antes de tomarem decisões ou agirem com base nas respostas do Bing. 

Se o utilizador não gostar dos resultados, o Bing Chat oferece um botão de feedback que permite avaliar a resposta recebida. Para utilizar, selecione o “polegar para baixo” para classificar o resultado negativamente e o “polegar para cima” para elogiá-lo. 

Também é possível partilhar comentários ou relatar uma preocupação. Basta abrir o menu no canto superior direito de uma resposta e selecionar “Feedback”. Outra opção é usar o botão de “Feedback” na parte inferior direita de cada página do Bing.

Principais diferenças entre Bing Chat e ChatGPT

O Bing Chat e o ChatGPT são dois dos mais recentes chatbots de linguagem natural a tornarem-se disponíveis. Estes baseiam-se em modelos linguísticos semelhantes e têm a capacidade de compreender as perguntas ou afirmações em linguagem natural. 

Ambos podem ser usados para pesquisa, suportam vários idiomas e respondem a perguntas que vão além do que os motores de pesquisa tradicionais são capazes de entender. Contudo, existem diferenças significativas nos seguintes aspetos.

Datação das informações

O Bing Chat utiliza uma tecnologia mais adaptada para mecanismos de pesquisa que permite ter acesso em tempo real às informações mais recentes da internet, por exemplo, notícias e preços de produtos. 

Por outro lado, o ChatGPT só tem acesso a conteúdos publicados na internet até 2021, o que não o torna indicado para responder a perguntas sobre eventos e factos recentes.

Identificação das fontes

Segundo os seus desenvolvedores, o Bing Chat é programado para pesquisar apenas fontes confiáveis e dar ao utilizador a possibilidade de verificar quais as que são utilizadas para produzir a resposta, com as respetivas hiperligações. Pode, ainda, perguntar diretamente à tecnologia onde obteve a informação. 

Existe sempre a possibilidade de serem apresentadas respostas incompletas, inexatas, inadequadas ou que deturpem a informação. Mas o utilizador tem acesso às fontes e pode utilizar o próprio julgamento para concluir se as respostas são ou não credíveis.

Com o ChatGPT, não há como saber a origem da informação utilizada, pois as fontes não são reveladas. O sistema afirma que as respostas são baseadas numa ampla gama de fontes, como artigos de enciclopédias, livros, publicações académicas, sites confiáveis, entre outros. Contudo, pode introduzir erros em afirmações produzidas nas respostas, sem que seja possível verificar a veracidade da informação através de consulta das fontes utilizadas.

Produção de escrita criativa

O ChatGPT consegue ser mais adequado para escrita criativa. Se, por exemplo, o utilizador pedir para escrever algo sobre um determinado assunto, e no estilo de um certo escritor, o resultado apresentado é normalmente muito credível. 

O Bing Chat não é tão bom nesse tipo de escrita, pois dá respostas menos extensas, tende a ser mais orientado por factos e não tem uma disposição tão criativa.

Estilos de conversação 

O Bing Chat inclui vários estilos de conversação que podem ser selecionados e que afinam a forma de interagir e responder ao utilizador. É possível escolher entre o modo mais criativo, equilibrado ou preciso. Isto permite que o utilizador adapte as conversas de forma mais orientada ao objetivo pretendido. 

Já o ChatGPT não permite estilos de conversação predefinidos que possam ser selecionados. Mas, quando solicita a tarefa, o utilizador pode pedir na caixa de diálogo que seja utilizado um determinado estilo. 

Microsoft inova com a função Edge Copilot

O navegador Microsoft Edge, que inclui o novo Bing Chat, disponibiliza a funcionalidade Edge Copilot. Este permite criar conteúdo, resumir informação e procurar respostas no site que está a ser consultado. Ativa-se através do ícone do Bing incluído na barra lateral do Edge, que faz surgir uma janela lateral com três opções: Chat, Compose e Insights.

  • A opção Chat disponibiliza as características mencionadas anteriormente.
  • A opção Compose gera parágrafos de texto, e-mails, publicações em blogs e listas de ideias. Estes permitem definir diferentes tons de conversação, como profissional, casual, entusiástico, informativo e engraçado. Pode também selecionar a extensão do texto (curto, médio ou longo).
  • A opção Insights consegue extrair ideias a partir de um conteúdo que está a ser consultado. Retira perguntas e pontos-chave ao mesmo tempo que recolhe contexto na internet. Por exemplo, quando consulta uma página na internet sobre determinado produto, a opção reúne opiniões, artigos, notícias, comparações e alternativas.

Já o ChatGPT não inclui funcionalidades equiparáveis.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.