Dicas

Como criar palavras-passe seguras

Para as várias redes sociais, apps, contas de e-mail ou outros acessos online, cada utilizador pode ter várias palavras-passe, o que é difícil de decorar. Um gestor de palavras-passe e algumas regras básicas podem ajudar a proteger as suas contas.

20 fevereiro 2024
Homem ao computador com telemóvel nas mãos a mostrar um cadeado azul e branco no ecrã do smartphone.

iStock

Uma boa palavra-passe, que proteja as suas contas de piratas informáticos, deve ser complexa. Exemplos como "123456" ou "password" são de evitar, assim como usar a mesma palavra-passe para as várias contas e acessos online. Também não adianta muito manter a password, mudando apenas um algarismo no final, ou reciclar uma palavra antiga.

Os riscos de ter uma palavra-passe fraca podem ser maiores do que parecem. Se, por exemplo, associar os seus cartões a determinadas contas – o que desaconselhamos por questões de segurança –, uma pessoa mal-intencionada pode, facilmente, fazer compras em seu nome. 

Dicas para criar uma palavra-passe forte

Uma má password deixa-o mais vulnerável ao roubo de dados e a ataques informáticos. Contudo, há boas práticas para a criação de palavras-passe seguras.

Utilize uma palavra-passe única

Crie uma palavra-passe única, se possível, para cada conta. Esta regra é especialmente importante quando tem informações sensíveis, como uma conta à qual o seu cartão bancário esteja associado ou que dá acesso ao seu homebanking. É muito importante definir uma palavra-passe forte para a sua conta de e-mail porque é através dela que se faz a recuperação de passwords. Garanta que é complexa o suficiente para que ninguém a consiga descobrir.

Evite utilizar dados pessoais

Nomes de animais de estimação, datas de nascimento de familiares, moradas, números de telefone ou o nome da empresa para a qual trabalha podem ser descobertos com algumas táticas de “engenharia social”.

Invente uma "frase-passe"

Deve ser o mais longa possível e conter maiúsculas e minúsculas, carateres especiais e números. Crie uma frase em vez de usar frases conhecidas que podem ser facilmente acedidas. Por exemplo, a frase “Eu trabalho na DECO PROteste” pode ser transformada numa palavra-passe complexa, bastando para isso alterar algumas letras por números ou símbolos: "€uTrabAlh0n4DeCoProteste!".

Guarde as palavras-passe só para si

Não partilhe palavras-passe com outras pessoas, muito menos pela internet. Evite deixá-las acessíveis a terceiros, por exemplo, junto ao computador. Escrever as palavras-passe num caderno ou num documento Word no computador também não é boa ideia. Basta perder os seus bens pessoais para que alguém tenha acesso a todos os seus dados.

Proteja as contas com autenticação por dois fatores

A verificação em duas etapas pode ser mais trabalhosa, mas é recomendada para as contas mais importantes, como a caixa de e-mail ou o homebanking.

Mude as palavras-passe com frequência

Um site ao qual acedia foi pirateado? Altere a palavra-passe. No site Have I Been Pwned? consegue inserir o seu endereço eletrónico e verificar se uma conta a ele ligada foi alvo de pirataria.

Use um gestor de palavras-passe

É quase impossível que consiga criar e lembrar-se de um grande número de palavras-passe fortes. Um gestor de passwords é uma boa solução para este problema. Desta forma, pode usar uma palavra-passe única e forte para cada conta sem ter de a decorar.

As cinco vantagens de um gestor de palavras-passe

Muitos utilizadores ainda não têm o instinto de usar um gestor de palavras-passe. No entanto, é uma ferramenta com muitas vantagens.

1. Só tem uma palavra-passe para decorar

Esta é a primeira grande vantagem de um gestor de palavras-passe. Ao instalá-lo, só terá de memorizar uma chave mestra: a que lhe dará acesso ao cofre das passwords. Esta deve ser longa e complexa.

2. Palavras-passe fortes e únicas criadas automaticamente

Para cada uma das suas contas, o gestor de palavras-passe cria e guarda uma nova palavra-passe. Segundo o tipo de gestor usado, poderá definir o número de carateres e decidir se a palavra-passe deve ter maiúsculas e minúsculas, símbolos, sinais de pontuação e números. Estas palavras-passe são criadas para si e nem terá de decorá-las.

3. Terá uma proteção contra sites inseguros

Um bom gestor de palavras-passe compara as suas palavras com as que já foram usadas e pirateadas e irá informá-lo. O gestor também alerta para sites menos seguros. Com a ajuda do gestor de palavras-passe, evitará definir uma palavra fraca, obsoleta ou já usada.

Confirme se o site é seguro

4. É um sistema anti-phishing

Certos gestores também o protegem contra o phishing, uma vantagem significativa.

5. Tem um "cofre" para ficheiros importantes

Muitos gestores de palavras-passe podem também guardar os ficheiros importantes, encriptando-os e guardando-os num espaço seguro. Esta função pode ser prática para e-mails ou fotos importantes.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.