Alertas

MB Way: mensagem sobre parceria com a PJ é falsa

A Polícia Judiciária (PJ) alerta para uma mensagem falsa que está a circular sobre uma parceria entre o serviço MB Way e a PJ. A mensagem está a ser enviada por e-mail e é mais um esquema de phishing, o método para aceder aos dados bancários das vítimas. Saiba o que está em causa.

16 fevereiro 2023
mb way

iStock

Uma nova mensagem de phishing está a ser enviada por e-mail, alerta a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado. Desta vez, a mensagem falsa refere a existência de uma suposta parceria entre o serviço MB Way e a PJ, como “resposta a ataques a sistemas bancários”. Tendo em conta o teor da mensagem, para evitar problemas, os destinatários teriam de clicar no link enviado no e-mail para atualizarem os dados do cartão multibanco.

Trata-se de uma nova tentativa de burla, neste caso, phishing. O objetivo é aceder aos dados bancários de quem clicar no link para os recolher e roubar. Caso receba esta mensagem, ignore-a, não responda, reporte-a como spam e apague-a.

10 dicas para fugir ao phishing

  1. Não aceda a links ou anexos de mails estranhos.
  2. Analise bem as características da mensagem para perceber a falsidade da mesma. Aspeto, eventuais erros ortográficos ou técnicas de persuasão com ofertas generosas e despropositadas são sinais de alerta.
  3. Desconfie de notícias e de ofertas sensacionalistas.
  4. Não ceda ao tom ameaçador ou alarmista da mensagem
  5. Se não estiver a participar num concurso, não há razão para lhe oferecerem prémios ou um produto.
  6. Desconfie de produtos anunciados abaixo do preço de mercado.
  7. As instituições credíveis e sérias não utilizam estes meios para comunicarem com os seus clientes.
  8. Caso tenha dúvidas, contacte previamente, por telefone, a empresa ou a instituição cujo nome está a ser utilizado.
  9. Não responda a este tipo de mensagens e apague-as imediatamente.
  10. Passe o alerta a familiares, amigos e outras pessoas próximas, evitando que também elas sejam vítimas.

Além do phishing, o pharming é outro dos tipos de fraude informática para que é importante estar alerta e que deve saber distinguir.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.