Notícias

Ozempic: tenha atenção a lotes falsificados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre unidades falsificadas de Ozempic, um medicamento para doentes com diabetes tipo 2 que está a ser usado para emagrecer. Saiba como identificar os lotes falsificados.

21 junho 2024
pessoa em cima de uma balança

iStock

Foram detetados lotes falsificados de Ozempic no Brasil, no Reino Unido e nos Estados Unidos da América (EUA). O alerta foi dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda aos consumidores que estejam atentos para evitarem os perigos da administração de uma unidade falsificada deste medicamento, uma vez que os produtos contrafeitos já se encontram em circulação. 

De acordo com a OMS, em causa estão três lotes falsificados que não devem ser utilizados:

  • as unidades que combinam o número de lote NAR0074 com o número de série 430834149057;
  • as unidades com o lote LP6F832;
  • e as unidades com o lote MP5E511.

Recorde-se que Ozempic é o nome de um medicamento que contém semaglutido como substância ativa. Embora esteja indicado apenas para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2, está a ser usado sem indicação clínica aprovada para o controlo de peso (a chamada utilização off-label), o que tem dificultado o seu acesso por parte de doentes com diabetes.

Como identificar um lote falsificado

Para identificar um lote falsificado de Ozempic, deve seguir os seguintes passos: 

  • verifique os números de lote e de série que constam da embalagem. A combinação do número de lote NAR0074 com o número de série 430834149057 indica que tem na sua posse um lote falsificado deste medicamento. As embalagens com os números de lote LP6F832 e MP5E511 também não devem ser utilizadas;
  •  
    As embalagens de Ozempic contêm um número de série (a vermelho) e um número de lote (a amarelo). Verifique estes números para saber se tem um produto falsificado (Crédito: OMS).
  • examine a caneta com atenção. As canetas de Ozempic falsificadas podem ter uma escala que se estende para fora da caneta ao definir a dosagem;

 
Nos produtos falsificados, a escala de dosagem pode estender-se para fora da caneta (Crédito: OMS)

  • verifique a qualidade da rotulagem. Um rótulo de má qualidade ou que descola facilmente da caneta pode ser também um sinal de alerta;
  • analise a existência de possíveis erros ortográficos. A parte da frente da embalagem destas unidades falsificadas pode conter erros ortográficos.

Efeitos adversos devem ser comunicados de imediato

A utilização de versões falsificadas de Ozempic pode resultar no tratamento ineficaz devido a dosagem incorreta, contaminação com substâncias nocivas ou uso de ingredientes desconhecidos. Por ser injetado por via subcutânea, a utilização de uma versão falsificada deste fármaco pode pôr em risco a vida dos doentes.

Se tem na sua posse algum destes lotes falsificados, não o use. Se sofrer algum efeito adverso após a utilização de um lote falsificado deste medicamento, procure aconselhamento médico de imediato.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.