Dicas

Computadores para estudantes: como escolher

Um computador é um equipamento indispensável a qualquer estudante. Para a escola ou para a universidade, ajudamos a escolher o melhor computador para estudar.

14 agosto 2023
estudante a usar um computador portátil

iStock

Um novo ano escolar traz novos desafios, independentemente do grau de ensino, e mais do que nunca, um computador é um equipamento essencial. Ainda antes de comprar um computador, há alguns aspetos que deve analisar cuidadosamente para fazer uma escolha acertada. A decisão de compra dependerá, sobretudo,  da utilização que pretende dar ao equipamento. 

Leia as nossas recomendações para a escolha de um computador portátil, dependendo do curso ou do que precisa que o aparelho faça.

Duração da bateria

Se precisa de usar o computador durante todo o dia, mas não sabe se conseguirá ter acesso a uma tomada, opte por um aparelho que garanta uma autonomia de bateria de, pelo menos, oito horas.

Peso

A maioria dos estudantes precisa de levar o seu computador para a escola ou para a universidade com alguma frequência. Nestes casos, o melhor é escolher um equipamento com menos de 1,5 quilos (kg).

Tamanho do ecrã

Se, por outro lado, não planeia usar o computador fora de casa, opte por um equipamento com um ecrã um pouco maior, com um mínimo de 15,6 polegadas. Em alternativa, pondere a utilização de um monitor de PC, sempre que o use em casa.

Server Error

Velocidade do wi-fi

Alguns computadores portáteis têm ligações wi-fi melhores do que outros. Escolha um modelo com uma conectividade wi-fi rápida. Verifique o desempenho do módulo wi-fi dos diferentes computadores portáteis no teste da DECO PROTESTE. É desejável que o aparelho suporte redes wi-fi de 5GHz e de preferência que suporte o protocolo mais recente, o wi-fi 6 (wi-fi AX). 

Desempenho

Não vale a pena fazer um grande investimento num equipamento com um desempenho muito superior ao que, na verdade, necessita. Se precisa apenas de navegar na internet, trabalhar em documentos Office e fazer algumas videoconferências, por exemplo, não gaste 1000 euros num portátil topo de gama.

Por outro lado, para tarefas como edição de vídeo poderá ter de gastar um pouco mais para conseguir um aparelho com um bom desempenho.

Marca

Saber quanto tempo um computador poderá durar, quais as marcas com mais problemas e que tipo de problemas esperar é essencial quando se trata de escolher um portátil. O inquérito online sobre as marcas mais fiáveis em tecnologia, realizado pela DECO PROTESTE, revela quais as principais avarias e as marcas mais fiáveis referidas pelos consumidores.

O teste a computadores ajuda-o a escolher o melhor equipamento com base em vários fatores e funcionalidades analisadas por especialistas.

TESTE A COMPUTADORES

Dicas para escolher o melhor computador

  • Para estudantes que precisam, sobretudo, de tirar notas e escrever alguns documentos, não será necessário um computador potente. Um Chromebook pode ser uma boa opção nesses casos, ou mesmo um portátil com o Windows, mas alimentado por um processador menos potente (por exemplo, Intel Celeron), e, por isso, menos dispendioso. No caso do Chromebook, o sistema operativo, embora menos versátil, corre de forma fluida mesmo em computadores menos potentes. É possível encontrar um Chromebook abaixo dos 250 euros que responda a este perfil.
  • Para uma utilização um pouco mais intensiva, um computador com processador Intel Core i3 ou AMD Ryzen 3, com bastante memória RAM, é a melhor opção. Um computador com estas características já terá um preço mais elevado, mas ainda é possível encontrar opções até aos 500 euros.
  • Se precisar de editar vídeo ou fotografia com alguma frequência, um computador com um ecrã de alta resolução (pelo menos Full-HD, ou seja, com 1920x1080 pix) e processadores Intel Core i5 ou AMD Ryzen 5, com um mínimo de 8GB de RAM, poderá ser o ideal. É possível encontrar alguns equipamentos com estas características abaixo dos 700 euros.
  • Para cursos que envolvam animação 3D, arquitetura ou design poderá ter de gastar um pouco mais. Os processadores Intel Core i5 ou i7, ou mesmo os AMD Ryzen 5 ou 7, em conjunto com uma placa gráfica dedicada, um monitor de alta resolução e uma quantidade generosa de memória RAM (16 ou 32GB), são o mínimo para este tipo de utilização e têm a grande vantagem de também permitirem jogar nos tempos livres. É possível encontrar um destes computadores, sem placa gráfica dedicada, abaixo dos 800 euros. Para incluir uma placa gráfica dedicada o valor já será acima dos 1000 euros.
  • A qualidade de áudio dos microfones e altifalantes integrados em muitos computadores portáteis não é, regra geral, muito boa, mas uns auscultadores com microfone integrado ajudam a tornar a voz mais clara e a reduzir o eco.
  • Para aulas e reuniões à distância uma boa ligação wi-fi é essencial. Pode, em alguns casos, necessitar de ligação por cabo. Para isso, certifique-se de que o computador escolhido tem uma porta Ethernet.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.