Notícias

Instagram: o que fazer se a conta for pirateada

Saiba como proceder caso desconfie de que alguém acedeu à sua conta desta rede social.

19 setembro 2023 Arquivado
Grande plano de uma mão a segurar um telemóvel com a applicação instagram aberta

iStock

Não consegue entrar na sua conta do Instagram, mesmo depois de ter tentado aceder por várias vias? A má notícia é que, possivelmente, alguém acedeu à sua conta e mudou a palavra-passe ou o e-mail. A boa notícia é que nem tudo está perdido.

Um comunicado do Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República alerta para o número crescente de casos de apropriação indevida de credenciais de acesso a contas, sobretudo de redes sociais e em particular do Instagram e do Facebook. A forma de atuação é a seguinte:

  • os agentes criminosos enviam ao titular da conta uma mensagem de e-mail ou WhatsApp que simula ter origem no serviço de apoio do Facebook ou do Instagram. Nesta mensagem é referido que está em curso uma tentativa de acesso à conta da vítima. Para a evitar, pede-se que sejam confirmados todos os dados e códigos de acesso à conta numa página falsa, mas com uma imagem em tudo semelhante à da plataforma;
  • entretanto, entram na página de acesso à conta fingindo ser legítimos titulares que se esqueceram da palavra-passe. Quando solicitam à plataforma que lhes faculte nova palavra-passe de acesso à página, as plataformas respondem enviando códigos de autenticação para o telemóvel associado à conta;
  • se a vítima confirmar fornecendo os dados solicitados na página criada pelos agentes criminosos e cedendo o código de autenticação enviado pela plataforma, estão criadas as condições para os agentes criminosos criarem uma nova palavra-passe e alterarem o endereço de e-mail associado à conta;
  • a conta, pirateada, é depois usada para difusão de mensagens fraudulentas, explorando a credibilidade do dono da conta junto dos seus amigos ou seguidores.

A minha conta foi pirateada: como corrigir?

várias etapas a seguir para reverter o que foi feito e proteger a conta. O primeiro passo é tentar entrar no Instagram através de um browser – no computador ou no telemóvel – e não pela aplicação. Conseguirá aceder a um formulário que permite obter informação sobre como proceder.

Seguindo os passos, vai receber um e-mail (de security@mail.instagram.com) a informar que dado foi alterado e como pode desfazer essa operação. Para tal, na mensagem, clique em 'Fazer backup de minha conta'. Ao serem alterados dados como a palavra-passe ou o e-mail, terá de solicitar um link de login ao Instagram.

Como solicitar um link de login

Para ajudar a confirmar que a conta do Instagram é sua, peça o envio de um link de login para o seu e-mail ou número de telefone. Saiba como proceder.

  • No ecrã de início de sessão, clique em 'Obter ajuda para iniciar sessão', se usar um aparelho com Android, ou em 'Esqueceste-te da palavra-passe?', caso use um iPhone ou o browser.
  • Escreva o nome de utilizador, o e-mail ou o número de telefone associados à conta, e clique em 'Seguinte'. Se não se recordar do nome de utilizador, do e-mail ou do número de telefone ligados à conta, introduza os dados de acesso que utilizou mais recentemente. De seguida, clique em 'Não é possível repor a tua palavra-passe?', por baixo do botão 'Seguinte'e siga as instruções no ecrã.
  • Se estiver no browser da internet, terá de confirmar que é um ser humano (o chamado captcha).
  • Selecione o seu e-mail ou o número de telefone e clique em 'Seguinte'.
  • Irá receber um e-mail ou uma mensagem de texto (consoante o que escolheu antes). Clique na ligação para iniciar sessão e siga as instruções no ecrã.

Quando o envio do link não resulta

Caso a recuperação com o link de login não resulte, resta enviar um pedido de solicitação de suporte do Instagram. Para tal, certifique-se de que usa um e-mail seguro, a que só você pode aceder, e envie o pedido. Irá receber um e-mail do Instagram com os passos a seguir.

O que fazer quando não se sabe o nome de utilizador

Caso se tenha esquecido do nome de utilizador que usa no Instagram, pode iniciar sessão com o número de telemóvel ou o e-mail associados à conta. Após iniciar sessão, consegue encontrar o nome de utilizador na parte superior do perfil. Também fica a saber como proceder se tiver perdido o acesso ao e-mail ou ao número de telemóvel que usou para se registar nesta rede social.

Se achar que o nome de utilizador foi alterado, porque a conta foi pirateada, siga estes passos:

  • verifique se recebeu um e-mail do Instagram a notificar de que as informações da sua conta foram alteradas;
  • peça a um amigo que aceda ao seu perfil e que faça uma captura de ecrã do nome de utilizador atual.

Como proteger a conta do Instragram

Existem algumas medidas que ajudam a manter a conta segura.

  • Ativar a autenticação de dois fatores garante uma segurança adicional da conta.
  • Escolher uma palavra-passe forte e única, que ainda não tenha sido usada noutras contas. Opte por uma combinação de, pelo menos, seis números, letras e carateres especiais (como !, $, @, %) e evite repetições.
  • Não partilhar a palavra-passe com pessoas que não conhece ou confia.
  • Nunca partilhar as informações de início de sessão com uma app que não seja de confiança. Ao dar as informações de início de sessão a estas apps, quer através de um token de acesso ou fornecendo o nome de utilizador e a palavra-passe, aquelas conseguem obter acesso total à conta de Instagram.
  • Alterar a palavra-passe com regularidade, sobretudo se receber uma mensagem do Instagram para o fazer. Por vezes, durante as verificações de segurança automatizadas, a rede social recolhe informações de início de sessão que foram roubadas de outros sites e avisa o utilizador. Neste caso, o mais seguro é alterar a palavra-passe não só no Instagram, mas também noutros sites, para ajudar a manter a conta em segurança e a impedir que seja pirateada no futuro.
  • Certificar-se de que a sua conta de e-mail está segura. Qualquer pessoa que possa ler o seu e-mail também vai conseguir aceder à conta do Instagram. Altere as palavras-passe de todas as suas contas de e-mail e garanta que são todas diferentes.
  • Fazer uma cópia de segurança dos seus dados. Para tal, peça uma cópia de tudo o que partilhou na rede social, em formato HTML ou JSON legível num programa. Irá precisar da palavra-passe da conta do Instagram para pedir estas informações.
  • Terminar sempre a sessão no Instagram, quando usar um computador ou um telemóvel que é partilhado com outras pessoas. Nunca selecione a caixa 'Lembrar-me' quando inicia sessão a partir de um computador público, já que tal vai manter a sessão iniciada, mesmo depois de fechar a janela do browser.

Pode apresentar queixa

Se, de todo, não conseguir recuperar a sua conta do Instagram, pode apresentar queixa. Faça-o junto das autoridades policiais ou do Ministério Público. Caso tenha ocorrido uma burla, pode apresentar uma queixa eletrónica.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.