Notícias

Análise ao Sky Showtime: reduzido no preço da subscrição, mas também na quantidade de conteúdos

O lançamento da plataforma de streaming Sky Showtime passou algo despercebido por muitos consumidores nacionais. A subscrição mensal por 4,99 euros é atrativa, mas a reduzida quantidade de conteúdos desilude.

22 junho 2023
Streaming

iStock

O Sky Showtime é um serviço de streaming disponível em Portugal desde outubro de 2022. A plataforma disponibiliza títulos de diversas produtoras, como a Sky, a Dreamworks, a Nickelodeon, a Paramount+, a Paramount Pictures, a Peacock, a Showtime e a Universal.

O utilizador pode encontrar centenas de filmes por onde escolher, mas uma grande parte dos títulos mais populares é um pouco datada. Quanto às séries e aos conteúdos de animação, a plataforma cumpre com os mínimos. Já para quem valoriza a presença de documentários, o serviço peca por ter uma oferta muito reduzida.

Voltar ao topo

Que conteúdos estão no Sky Showtime?

Filmes

A DECO PROTESTE contabilizou cerca de 550 títulos — Gladiador (2000), Sacanas Sem Lei (2009) e Shutter Island (2010) são apenas alguns exemplos entre os mais populares da plataforma. No entanto, a falta de títulos mais recentes pode ser um fator negativo.

Séries

A quantidade de séries disponível é algo limitada — cerca de 160 títulos. Entre os mais populares, os conteúdos que se destacam são Dexter (2006-2013), The Office (2005-2013) e Dr. House (2004-2012). À semelhança dos filmes, a oferta de títulos na lista de séries mais populares é escassa. Releva-se a presença de séries exclusivas da Sky Showtime, como Yellowstone (2018-2023) e Tulsa King (2022-Presente).

Documentários

O serviço disponibiliza uma quantidade muito reduzida de documentários, o que pode dececionar alguns utilizadores. É possível encontrar cerca de 40 conteúdos desta categoria, com destaque para os títulos Senna (2010), Blackfish (2013) e Cobain: Montage of Heck (2015).

Conteúdos de animação

Existe uma quantidade razoável de conteúdos de animação (cerca de 80 títulos). Entre os conteúdos mais populares, o utilizador pode encontrar os filmes das sagas Shrek ou Madagáscar, bem como a série de animação Patrulha Pata.

Voltar ao topo

Qual o preço da subscrição do Sky Showtime?

A subscrição mensal deste serviço é de 4,99 euros, mas existe a possibilidade de aderir ao plano anual pelo preço de 39,99 euros. A Sky Showtime é um dos serviços com o valor de subscrição mais reduzido, juntando-se à Amazon Prime Video.

Pode usufruir também de um período gratuito de sete dias. Para o ativar, o utilizador precisa de associar um meio de pagamento. No final desse período, o mecanismo de renovações mensais automáticas inicia-se até que o consumidor cancele o serviço.

A gestão da subscrição deve ser mais simples, uma vez que a opção de cancelar a subscrição está localizada apenas através de um navegador no computador.

Voltar ao topo

Quais as características do Sky Showtime?

O Sky Showtime permite associar até seis perfis à subscrição. Para cada um destes, o utilizador pode definir a linguagem dos menus — o que não influencia a escolha da faixa de áudio ou do idioma das legendas dos conteúdos. É possível definir se o perfil é de adulto (que pode ser bloqueado por PIN) ou de criança.

 
A plataforma permite três reproduções em simultâneo nos diferentes perfis.
A DECO PROTESTE não verificou qualquer problema com as legendagens ou as dobragens de áudio para português. Este é um aspeto muito relevante para os conteúdos infantis.

O serviço permite descarregar conteúdos para visualizar offline, sem necessidade de dados móveis. Aliás, a plataforma pode até bloquear a utilização de dados móveis, visto que uma hora de vídeo pode consumir cerca de 1GB de dados móveis.

A interface está bem desenhada. Esta beneficia de uma utilização fluida e intuitiva nas várias plataformas testadas, como o navegador, as aplicações para Android e iOS e a smart TV. O único ponto fraco detetado acontece na smart TV — a análise ao serviço foi realizada no sistema operativo Tizen da Samsung —, cuja fluidez é menor quando o utilizador quer retroceder de um conteúdo para a página inicial.

Apenas uma pequena parte do catálogo está disponível em resolução 4K e com HDR, o que o coloca muito aquém do que está disponível pela maioria deste tipo de serviços. Além disso, o serviço não permite definir o nível de qualidade dos vídeos nas visualizações que recorram a dados móveis. Esta é uma falha relevante, visto que impede um melhor controlo do consumo de dados móveis.

Voltar ao topo

Em que dispositivos pode aceder ao Sky Showtime?

Para além dos computadores, o serviço pode ser acedido a partir dos seguintes dispositivos:

  • smartphones Android e iOS;
  • smart TV Android TV (por exemplo, Philips, Sony, TCL, Xiaomi), WebOS v3.5 ou mais recente (LG) e Tizen (Samsung);
  • leitores multimédia Apple TV ou Android TV.

A aplicação do Sky Showtime não está disponível em alguns aparelhos, como as consolas de jogos (por exemplo, nas várias versões da PlayStation ou da Xbox).

Voltar ao topo

Vale a pena subscrever o Sky Showtime?

A escolha de um serviço de streaming de vídeo é altamente subjetiva, pois depende sempre da identificação do consumidor com o catálogo proposto pela plataforma. 

É notório que existe uma menor quantidade de conteúdos exclusivos do Sky Showtime em comparação com a Netflix, HBO Max ou Amazon Prime Video. Na maioria dos casos, os conteúdos mais populares não têm datas recentes

Mas existem outros aspetos a considerar na escolha, como o preço, a resolução, a qualidade de imagem, a navegação, a quantidade de reproduções em simultâneo, a gestão dos dados móveis, entre outros. 

A Netflix continua a ser o serviço mais competente nestes critérios. No entanto, o seu plano mais completo (Premium) tem um preço mais elevado — 15,99 euros mensais. O plano Padrão (11,99 euros mensais) revela-se como a opção mais equilibrada, com vídeos Full-HD e duas reproduções em simultâneo. 

Já a Amazon Prime Video recebeu o título de Escolha Acertada na última análise da DECO PROTESTE, com uma mensalidade de 4,99 euros. A Sky Showtime conta com um valor de mensalidade igual, mas com um catálogo e uma qualidade de serviço que ficam alguns furos abaixo. O catálogo da Amazon é mais completo e conta com mais títulos exclusivos e conteúdos em resolução 4K e com HDR.

A recomendação da DECO PROTESTE para quem procura a melhor relação entre qualidade e preço continua a ser a Amazon Prime Video. Mas a Sky Showtime pode ser ponderada por quem privilegia sobretudo os filmes ou prefere algum dos títulos exclusivos desta plataforma.

Voltar ao topo

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.