Notícias

Pão de forma elétrica Volkswagen ID. Buzz aprovada, mas muito cara

A clássica pão de forma renasce eletrificada. O Volkswagen ID. Buzz é um bom automóvel elétrico, amigo da família e das viagens com muita bagagem. O preço arranca nos 56 mil euros. Com a bateria carregada, pode viajar 390 quilómetros sem qualquer stresse.

24 outubro 2023
 volkswagen id. buzz em duas cores, branco e amarelo, na estrada

Para virar a página do dieselgate, a Volkswagen tem apostado ao máximo na eletrificação dos automóveis. A plataforma MEB, presente nos carros da família ID, é um trunfo. Chegou a vez do Volkswagen ID. Buzz. As viagens prometem grandes doses de animação.

Poupe com a seleção de carros elétricos e híbridos plug-in

Inspirado no design da icónica "pão de forma", o Volkswagen ID. Buzz alia proporções modernas a tecnologia inovadora. Depois do teste em laboratório, a equipa da DECO PROTeste experimentou-o durante uma semana exigente de vindima. Conquista a atenção de todos na rua. A memória do modelo clássico desperta no acabamento opcional da pintura em dois tons.

Please fill the source and the alt text 
O Volkswagen ID. Buzz renova um dos maiores clássicos, a popular carrinha "pão de forma".

Prós do Volkswagen ID. Buzz

  • Muito espaço a bordo e na mala.
  • Ótimo desempenho.
  • Eficiência do sistema elétrico.
  • Autonomia considerável para um automóvel desta dimensão.
  • Amplo leque de equipamentos disponíveis.

Contras do Volkswagen ID. Buzz

  • Versatilidade e modularidades do espaço interior e dos bancos traseiros.
  • Sistema de infoentretenimento pouco intuitivo.
  • Preço muito elevado da versão com o equipamento de série mais reduzido.
  • Alguns materiais no interior de menor qualidade.
Please fill the source and the alt text 
Consumo, iluminação, espaço e carregamento são pontos fortes desta proposta.

Volkswagen ID.3 e ID.4 são boas alternativas

O interior do Volkswagen ID. Buzz é simples, pragmático e funcional. Com condução elétrica, é prático e muito confortável. Conduzido de forma moderada, é bastante eficiente para um carro destas dimensões com 2,5 toneladas de peso. Oferece amplo espaço interior e exibe uma boa iluminação. Mas estes atributos justificam o preço pedido? Pode chegar facilmente aos 60 mil euros. 

Muito mais bem equipado de série, com interior espaçoso e a mesma tecnologia de direção, o Volkswagen ID.4 é mais acessível (desde 45 346 euros). Se o orçamento não tiver esta folga, nos pequenos familiares elétricos, o Volkswagen ID.3 é a solução. Entre os principais rivais, destacam-se o Citroën e-Spacetourer, o Mercedes EQV, o Peugeot e-Traveller e o Opel Zafira-e Life.

A versão mais acessível de uma só cor (branco) com a potência equivalente de 204 cavalos começa em 51 144 euros, mas o modelo pode custar mais de 56 mil euros na versão mais equipada com jante de 21 polegadas. Com cinco conjuntos de equipamentos opcionais (alertas, tecnologia, conforto, iluminação e infoentretenimento), a unidade deste ensaio custa 58 mil euros. Depois de juntar os impostos, a fatura bate nos 78 mil euros.

Please fill the source and the alt text 
O pacote multimédia inclui controlo vocal, rádio navegação Discover Pro, ecrã tátil de 12", nove colunas de som e arrumação para smartphone com carregador wireless.

A pintura do Volkswagen ID. Buzz em dois tons é um extra, que obriga a pagar mais 2184 euros. A marca disponibiliza quatro combinações para os fãs: branco candy/amarelo, branco candy/azul estrela, branco candy/laranja energetic e branco candy/verde louro.

Excelente por fora, mas por dentro poderia ser mais cuidado

Nos acabamentos, a Volkswagen faz um bom trabalho na carroçaria. O ID. Buzz convence. Não há “capô” à frente. Aqui só pode abrir uma grande escotilha de manutenção. O interior também exibe bons acabamentos; sem ruídos inadequados. A parte inferior está revestida na perfeição, até as peças traseiras contam com defletores de ar para reduzir a resistência. Na iluminação, a grande faixa de luz no interior impressiona.

O interior não está isento de críticas: alguns materiais são simples e baratos. Ondas e ornamentos não podem desculpar a paisagem de plástico rígido. Para a marca, tratou-se de otimizar custos em todos os cantos. Resultado: não há plásticos macios, inserções de carpete, nem revestimentos agradáveis ao toque. Um toque leve basta para confirmar a impressão espartana. As superfícies pretas brilhantes são bonitas quando novas. Mas se limpar com uma toalha de papel pode deixar arranhões permanentes (use um pano macio de microfibra). O Volkswagen ID.3 já foi criticado pelo interior de aparência barata – o ID. Buzz leva isso ao extremo.

Tempo de carga, autonomia e consumo médio

A bateria de 77 kWh pode ser carregada com corrente alternada e corrente contínua. Apenas o cabo de carga modo 3 (16 A) faz parte do equipamento de série. Os outros têm um custo extra. Nenhum pode ser guardado de forma prática no capô. Se o fizer por baixo do piso da mala e estacionar perto de uma parede ou outro obstáculo, não consegue abrir a porta enorme da bagageira.

Na tomada caseira, o carregamento total demora no mínimo 38 horas. Mas, com wallbox adequada, uma carga completa pode ser feita em 8 (a 11 kW) a 12 horas (a 7,2 kW). Nos postos rápidos, pode carregar até 80% em apenas 30 minutos. Com a bateria carregada, o Volkswagen ID. Buzz dispõe de 390 quilómetros de autonomia, um valor nada mau para um carro elétrico deste formato. Na cidade ou fora da cidade até 100 km/h, consegue autonomias de até 450 quilómetros.

No consumo, o Volkswagen ID. Buzz disfarça bem o seu peso. A DECO PROTeste mediu um consumo médio de 23,3 kWh aos 100 quilómetros. A condução é eficiente, mas a grande área frontal e o peso elevado castigam. Com temperaturas de 20°C e abaixo de 80 km/h, pode gastar menos de 20 kWh por cada 100 quilómetros. O consumo dispara com uma condução acima dos 100 km/h.

Três trunfos que impressionam no Volkswagen ID. Buzz

Nas fotografias, o Volkswagen ID. Buzz parece compacto, mas ao aproximar-se pela primeira vez assusta. Com 4,71 m de comprimento, parece mais longo do que realmente é. Por exemplo, o Volkswagen Passat Variant mede 4,77 m de comprimento. Mais perturbador no uso diário é a largura de 1,98 m ou 2,22 m (incluindo espelhos laterais) e quase 1,93 m de altura. Mas o diâmetro de viragem medido de 10,9 metros impressiona e joga a seu favor ao facilitar a condução. A maioria dos automóveis desta categoria não consegue uma marca tão boa.

Iluminação LED Matrix IQ.Light muito boa

No primeiro contacto com o Volkswagen ID. Buzz, poderá adivinhar uma condução complicada. As dimensões exteriores intimidam quem está habituado a carros mais pequenos. Mas tudo passa depois de arrancar ao volante. É fácil estimar as dimensões do Volkswagen ID. Buzz.

Please fill the source and the alt text 
Posição de condução com visão única da estrada e controlo a todos os momentos. 

A parte frontal não pode ser vista do banco do condutor. Mas a traseira é fácil de “adivinhar”. Tem uma visão razoável, apesar de os pilares amplos atrás e os encostos de cabeça não retráteis limitarem a visibilidade, o que é flagrante ao virar ou recuar. Os obstáculos no solo não podem ser detetados, nem à frente, nem atrás. Por isso, é importante contar com a câmara traseira. A câmara com visão 360º e os sensores de estacionamento não estão incluídos no equipamento de série. Fazem parte de um pacote extra que custa quase 783 euros.

Os faróis LED fazem parte do equipamento de série. O pacote LED Matrix IQ.LIGHT (extra por 1366 euros) contempla iluminação entre os faróis dianteiros, pedais em aço inoxidável, faróis de LED Matrix IQ.Light, controlo do alcance dos faróis dinâmico e iluminação entre os faróis e nos puxadores das portas. Funciona muito bem e convence com uma iluminação uniforme e brilhante da estrada, logo muito recomendável.

Acesso exigente à frente, muito simples atrás com portas deslizantes

O Volkswagen ID. Buzz conta com duas portas laterais elétricas deslizantes, que se trancam e destrancam através do comando, nos puxadores à frente e no pilar central. As portas deslizantes travam quando totalmente abertas e permanecem abertas mesmo em inclinações. Já as portas à frente têm apenas duas posições de fixação, e esta poderia ser um pouco mais forte. Em declives acentuados, fecham-se sozinhas. 

A entrada à frente satisfaz. O banco ocupa uma posição muito elevada, 79 cm acima da estrada, quando rebaixado. Prepare-se para exercício regular: tem de levantar bem o rabo e as pernas. Atrás, o acesso é muito simples e divertido para crianças e adultos, em especial em parques apertadinhos. É uma mais-valia na hora de proteger a criança na cadeira no banco traseiro. Num ritmo mais acelerado ou em estradas piores, os passageiros atrás não têm alças no teto para se apoiarem.

Espaço para tudo e para todos é um grande argumento

Um dos principais atributos do Volkswagen ID. Buzz é o espaço, excelente nos bancos e impressionante na bagageira. Oferece muito espaço mesmo para os ocupantes mais altos, incluindo a elite dos jogadores de basquetebol. O espaço para as pernas é suficiente para passageiros com quase dois metros de altura, o pé-direito é ainda mais generoso; só se tiver mais de 2,20 m enfrenta problemas.

A largura interior é generosa, e o pára-brisas, puxado para a frente, faz o interior parecer muito grande. A extensa área vidrada contribui para esta sensação. Atrás, o espaço é ainda mais amplo: gigante para o baile das pernas, devido à longa distância entre eixos, e altura suficiente para ocupantes até 2,15 m de altura. Três adultos podem sentar-se e viajar sem atropelos.

A mala tem uma capacidade real para 1160 litros de carga. Acabaram as preocupações com a quantidade de bagagem. Aqui pode transportar 40 caixas de bebidas, por exemplo. Se rebater os bancos traseiros e utilizar o espaço até ao limite inferior da janela, aumenta para 1705 litros. Se utilizar todo o espaço atrás dos bancos dianteiros e carregar até ao teto, conta com 2835 litros de arrumação. O piso de carga está a 62 cm da estrada, sem degraus no interior. É muito fácil carregar e descarregar a mala.

Comandos e ergonomia assim-assim

Volante, pedais e bancos com uma ergonomia impecável. O seletor de direção mora numa área nova para a marca, à direita, atrás do volante, tal como faz a Mercedes com uma alavanca na coluna de direção. É fácil de segurar, mas está um pouco escondida. A inscrição não está iluminada, não sendo visível à noite, mas os símbolos da transmissão são visíveis no pequeno ecrã de instrumentos. Para limpar o para-brisas, a marca adotou uma mudança significativa. Os comandos estão na alavanca esquerda da coluna. Demora algum tempo até se habituar.

O sistema operativo do Volkswagen ID. Buzz é quase idêntico ao dos modelos ID anteriores. Mais estável e rápido, mas os botões táteis do volante e os sensores do sistema de infoentretenimento não são muito práticos. A barra para ajustar a temperatura e volume é menos intuitiva e mais complicada de operar do que os controlos clássicos. A utilização do sistema de infoentretenimento é pouco intuitiva: vários submenus, e o tempo de resposta podia ser melhor.

O sistema de navegação com funções online e trânsito em tempo real é muito útil, ao calcular as paragens para carregamento durante a viagem. Para as paragens de carregamento, o planeamento da rota mostra a hora de chegada, o nível de bateria esperado antes e o eventual tempo de carregamento.

Seguro e com bom desempenho na estrada

Ao nível da suspensão, prepare-se para os solavancos da cidade. O resultado não é desagradável. Vai dar bem conta dos obstáculos e da calçada, mas são claramente amortecidos. Já com as lombas, o desafio é maior. Impossível escapar. Fora da cidade, o chassi responde de forma mais suave ao aumento da velocidade e apresenta melhor absorção.

Com 5 estrelas nos testes de colisão, é um automóvel seguro. As qualidades dinâmicas de direção garantem os mínimos olímpicos. Não se distrai com curvas fechadas ou manobras evasivas. A estabilidade em linha reta é impecável, apoiada pela longa distância entre eixos. Uma condução descontraída é possível. Já em modo desportivo, os movimentos do corpo aumentam de forma significativa, mas não são excessivos.

Ao entrar rapidamente numa curva, acusa uma subviragem significativa – quanto mais rápido, mais pronunciado. E os pneus sofrem, sobretudo os flancos da banda longitudinal, que se desgastam mais rápido. Ângulos de direção moderados e direção concentrada facilitam a condução do percurso.

Bom a travar. O condutor precisa de um tempo para se habituar às sensações da travagem, mas os engenheiros da marca conseguiram uma boa interação entre a desaceleração e o efeito dos travões. A resposta é adequada na utilização diária. Para uma travagem de emergência a 100 km/h, o Volkswagen ID. Buzz precisa de 34,8 metros para se imobilizar completamente. Esta é a média respeitável depois de dez manobras feitas no mesmo cenário.

Escolhas Acertadas da DECO PROTeste

68 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Testado
Carros elétricos
Preço de referência  32 407,00
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
66 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Testado
Carros elétricos
Preço de referência  34 764,00
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
65 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Testado
Carros elétricos
Preço de referência  35 453,00
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
70 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Testado
Carros elétricos
Preço de referência  39 989,00
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
70 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Testado
Carros elétricos
Preço de referência  41 099,00
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.