Dicas

Como escolher um telemóvel para seniores: guia prático

Nem sempre é fácil encontrar um smartphone adequado para pessoas mais velhas. Com a idade, podem surgir problemas de visão, audição, memória ou motricidade. Saiba o que considerar na compra de um telemóvel para seniores.

smartphone para seniores

iStock

Quando se chega a uma idade mais avançada pode ser difícil utilizar novas tecnologias como, por exemplo, as dos smartphones. Seja pelos ecrãs sensíveis ao toque ou pela multiplicidade de funções, a verdade é que muitas pessoas mais velhas ainda resistem à utilização destes dispositivos. Mas existem muitas vantagens em procurar um smartphone para seniores. Estas são algumas características que deve considerar na compra de um smartphone adequado para pessoas mais velhas ou com mais dificuldades:

  • estação de carregamento para carregar facilmente o telemóvel;
  • função para ampliar o texto e os ícones para melhor visibilidade;
  • teclas de atalho para ligar aos contactos mais utilizados;
  • botão de emergência para contactar uma série de pessoas pré-selecionadas, até que alguém atenda;
  • teclas maiores e de fácil utilização.

Está indeciso sobre que telemóvel comprar? Consulte o comparador da DECO PROteste, onde pode encontrar dezenas de modelos testados em laboratório, e selecione o mais adequado para si.

COMPARAR TELEMÓVEIS

Telemóveis para seniores valem a pena?

A maioria dos grandes fabricantes não produz modelos especificamente dedicados para idosos. Em regra, os modelos mais orientados para seniores são fabricados por marcas com menos peso no mercado e menos conhecidas. Este é o caso, por exemplo, da SPC, da Doro, da Brondi ou da Telefunken. Mas, infelizmente, esses aparelhos nem sempre são tão bons quanto deviam.

Por exemplo, pode ser difícil para os seniores ler uma mensagem de texto num smartphone. As letras podem ser grandes demais para o ecrã, o que faz com que tenha de percorrer muitas páginas. A função do botão de emergência também nem sempre funciona da melhor forma.

Muitos destes equipamentos já dispõem de câmara fotográfica, mas tende a ser de baixa qualidade. Se pretender tirar fotografias com o seu dispositivo, considere adquirir um modelo comum com uma boa câmara.

Smartphones comuns também servem seniores

Mesmo um smartphone que não seja projetado especificamente para idosos pode oferecer funcionalidades muito úteis para seniores. Um smartphone é um pouco mais caro do que um telemóvel simples, com menos funcionalidades no acesso à internet e a aplicações. Mas uma das suas vantagens é o seu grande ecrã que permite uma fácil leitura. Além disso, as definições são simples de ajustar para facilitar a sua utilização.

Estes equipamentos também permitem monitorizar o bem-estar e a saúde física e psicológica, o que pode trazer vantagens à medida que a idade avança. A reflexividade dos ecrãs pode, no entanto, ser um desafio para os mais velhos. É, assim, importante escolher um equipamento com um ecrã de muito boa qualidade.

Outro aspeto nos smartphones que pode dificultar o seu uso por esta faixa etária é a quantidade de ícones de acesso. Também as funcionalidades que podem ser ativadas com toques acidentais podem resultar problemáticas. Pode ser uma questão de hábito, mas será útil experimentar primeiro um equipamento de um familiar ou amigo antes de tomar uma decisão.

Como ajustar as definições dos telemóveis para seniores?

Clique em Definições > Acessibilidade, onde pode selecionar:

  • texto maior ou com negrito; maior contraste ou brilho;
  • tecla ou resposta de ecrã mais rápida ou mais lenta ao toque;
  • uma voz que repete as teclas em que pressiona (TalkBack no Android e Voice Over no iPhone);
  • uma função de zoom para ampliar o conteúdo do ecrã;
  • configurações de cores (por exemplo, inversão de cores para melhor visibilidade).

Com estas opções, pode ter um smartphone com todas as suas funcionalidades e ainda assim de fácil utilização. Alguns equipamentos oferecem ainda um “modo simples”, com ícones e caracteres maiores. 

Como configurar a função SOS e adicionar o contacto de emerência?

Android

Nos dispositivos Android, a funcionalidade é normalmente disponibilizada no menu das configurações (regra geral, através do ícone Definições), em Segurança e emergência. É possível definir um contacto de emergência, configurar a ligação automática para um número de emergência local e estabelecer outros alertas.

Em alguns telemóveis, uma aplicação própria que disponibiliza a funcionalidade Urgência SOS. Através dela, é possível configurar a partilha de informações médicas (por exemplo, o tipo de sangue ou alergias), fazer verificações de segurança e desencadear alertas de crise. Para a ativar:

  • no telemóvel, abra a app Urgências;
  • inicie sessão na sua Conta Google;
  • toque em Os seus dados;
  • adicione as suas informações de emergência;
  • toque em Contactos de emergência e, depois, em Adicionar contacto e escolha o contacto existente que pretende adicionar.

iPhone

Para adicionar contactos de emergência ao iPhone, abra a app Saúde e toque na imagem de perfil. Escolha Ficha médica e depois Editar. Em Contactos de emergência, clique em Adicionar. Escolha um contacto e defina o tipo de relação pretendido.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.