Dicas

Como conseguir o visto para trabalhar em Portugal?

Se não tem cidadania europeia e procura um trabalho em Portugal, precisa de um visto que lhe permita trabalhar de forma legal no País. Saiba qual o tipo de visto adequado à sua situação e o que precisa para o pedir.

02 julho 2024
jovem de phones a trabalhar no portátil

iStock

Todos os cidadãos estrangeiros, que não sejam nacionais de Estados-membros da União Europeia (UE), do Espaço Económico Europeu (EEE) e da Suíça, que pretendam trabalhar em Portugal, podem solicitar um visto. Contudo, o tipo de visto a pedir depende da duração da estada em Portugal, mas também do tipo de trabalho que vai desempenhar no País.

Que tipos de visto existem e a quem se destinam?

O primeiro passo para solicitar o visto necessário para trabalhar em Portugal é saber que tipo de visto deve pedir. Existem diversas categorias de visto, de acordo com o motivo e a duração da estada em Portugal: por exemplo, visto de estada temporária, visto para obtenção de autorização de residência e visto de procura de trabalho.
Dentro das diversas categorias, o tipo de visto que vai precisar de tirar depende do tipo de trabalho que vier a realizar.

Visto de estada temporária

Este visto permite a entrada para estadas em Portugal por um período inferior a um ano. É válido pela duração da estada e para múltiplas entradas em território nacional.

Conheça os vários tipos de visto de estada temporária.

MOTIVO TIPO DE VISTO
Trabalho subordinado sazonal Visto de estada temporária para trabalho sazonal por período superior a 90 dias.
Trabalho independente Visto de estada temporária para exercício de uma atividade independente.
Atividade altamente qualificada, docência ou investigação Visto de estada temporária para o exercício de uma atividade de investigação científica em centros de investigação, de uma atividade docente num estabelecimento de ensino superior ou de atividade altamente qualificada por período inferior a um ano.
Atividade desportiva amadora Visto de estada temporária para o exercício de uma atividade desportiva amadora.
Transferência de trabalhadores entre empresas ou em sede de prestação de serviços em que o requerente é funcionário há mais de um ano  Visto de estada temporária para efeitos de transferência de trabalhadores entre países pertencentes à Organização Mundial do Comércio (OMC), para prestação de serviços ou formação profissional.

Visto para obtenção de autorização de residência

É válido para duas entradas e por quatro meses, período durante o qual deverá solicitar um título para fixação de residência. O pedido deste título pode ser feito em qualquer loja da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e exige vários documentos.

Estes são exemplos dos vários tipos de visto para obtenção de autorização de residência:

  • visto de residência para exercício de atividade profissional subordinada;
  • visto de residência para exercício de atividade profissional independente ou para imigrantes empreendedores;
  • visto de residência para atividade docente, altamente qualificada ou cultural;
  • visto de residência para atividade altamente qualificada exercida por trabalhador subordinado;
  • visto de residência para o exercício de atividade profissional prestada de forma remota para fora do território nacional (nómadas digitais).

Visto de procura de trabalho

Este visto permite entrar e permanecer em território nacional para procurar trabalho. Com ele, pode exercer atividade laboral dependente, até ao termo da duração do visto ou até à concessão da autorização de residência. É concedido para um período de 120 dias, podendo ser prorrogável por mais 60 dias. Permite apenas uma entrada em Portugal.

Como obter o visto para trabalhar em Portugal?

Exclusivo Simpatizantes

Para ler, basta ter conta no site (disponível para subscritores e não-subscritores).

Entrar

Não tem acesso? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.