Notícias

Mounjaro: injeção para diabetes e perda de peso ainda não disponível em Portugal

O Mounjaro é um medicamento que, tal como o Ozempic, é indicado para o tratamento da diabetes tipo 2 em pessoas com excesso de peso ou obesidade. Ainda não está disponível em Portugal. Conheça as características.

11 junho 2024
Plano médio de enfermeira a medir a cintura a uma pessoa com excesso de peso

iStock

Tirzepatida é a substância ativa do Mounjaro, medicamento semelhante às famosas injeções prescritas para perder peso em pacientes com diabetes tipo 2 e excesso de peso ou obesidade (índice de massa corporal igual ou superior a 30), como o Ozempic. É da família dos agentes hipoglicemiantes, com capacidade para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Está indicada para o tratamento em adultos da diabetes mellitus tipo 2 inadequadamente controlada, como adjuvante da dieta e do exercício.

O Mounjaro ainda não está disponível em Portugal. Quando o estiver, será apresentado em forma de injeção para aplicação semanal, podendo usá-lo individualmente ou em conjugação com outros medicamentos para a diabetes.

A tirzepatida imita o efeito do GLP-1, que aumenta a secreção de insulina e retarda o esvaziamento gástrico, o que, por sua vez, gera sensação de saciedade. Além disso, imita também o funcionamento da hormona GIP, que também estimula a produção de insulina. A tirzepatida é, assim, conhecida como "agonista duplo" (GLP-1/GIP), e o primeiro medicamento deste tipo a ser comercializado.

Eficácia do Mounjaro

O Mounjaro foi autorizado para o tratamento da diabetes tipo 2 com base nos resultados de cinco ensaios clínicos. Estes testaram a capacidade de o Mounjaro reduzir a hemoglobina glicada (HbA1c) – o indicador mais importante para medir os níveis de açúcar no sangue – em pacientes diabéticos, em comparação com um placebo e com outros tratamentos ativos, como insulina ou semaglutida, o composto ativo nas famosas injeções de Ozempic.

Em todos os ensaios clínicos, a tirzepatida alcançou uma diminuição maior nos níveis de hemoglobina glicada do que o medicamento com o qual foi comparada. Ou seja, o Mounjaro é eficaz no tratamento da diabetes.

Em relação à perda de peso, ensaios clínicos anteriores, realizados em pacientes diabéticos, mostraram que as pessoas que receberam tirzepatida perderam, em média, 7 a 12 quilos, dependendo da dose recebida. 

Esta evidência levou a Lilly, a empresa farmacêutica responsável pelo marketing do Mounjaro, a realizar ensaios clínicos destinados exclusivamente a medir a eficácia da tirzepatida na perda de peso em pacientes com obesidade, mas sem diabetes. O primeiro destes ensaios clínicos revelou que, após um ano e cinco meses de tratamento, e dependendo da dose de tirzepatida administrada, no geral os pacientes perderam entre 15% e 21% do peso em comparação com a sua situação no início do estudo. A maioria das pessoas perdeu 5% ou 10% do seu peso inicial.

O Mounjaro é seguro?

Por ser um medicamento novo, lançado recentemente no mercado, o que se sabe sobre a segurança da tirzepatida resulta de estudos pré-clínicos, de ensaios clínicos e da pouca experiência de uso acumulada desde que sua comercialização foi autorizada em alguns países, em 2022.

As reações adversas notificadas com maior frequência foram doenças gastrointestinais, incluindo náuseas (muito frequentes), diarreia (muito frequente) e vómitos (frequentes). Em geral, estas reações foram, na sua maioria, de gravidade ligeira ou moderada e ocorreram com maior frequência durante o início do tratamento, diminuindo ao longo do tempo. 

Durante os ensaios clínicos também foram relatadas algumas reações adversas, como distúrbios gastrointestinais de intensidade leve ou moderada (náuseas, diarreia, prisão de ventre, vómitos, desconforto abdominal, entre outros). Esses efeitos adversos aparecem com mais frequência quando a dose é aumentada e tendem a desaparecer com o tempo.

Como com qualquer medicamento novo, podem sempre surgir novas reações adversas até agora desconhecidas.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.