Notícias

Receitas médicas e prescrição de exames passam a ter validade de 1 ano

As receitas médicas de medicamentos e a prescrição de exames médicos alargam os seus prazos de validade para 12 meses. Saiba tudo sobre as novas alterações.

03 abril 2023
Receitas médicas

iStock

Desde 1 de abril, as prescrições de medicamentos e de meios complementares de diagnóstico e terapêutica passaram a ter prazo de validade de um ano. Estas regras são aplicadas a receitas materializadas e manuais, bem como a desmaterializadas (receita digital).

Antes desta alteração, as prescrições de medicação considerada “aguda” tinham 30 dias de validade, enquanto as de medicação crónica tinham seis meses de validade quando passada em receita renovável.

As receitas materializadas de medicamentos podem ser renováveis e conter até três vias, com a indicação “1.ª via”, “2.ª via” ou “3.ª via”, que vigoram por 12 meses.

A medida foi anunciada através da portaria publicada no Diário da República e a adaptação dos sistemas para esta nova alteração deve ser efetuada no prazo máximo de 90 dias após a sua entrada em vigor.

O Governo teve por base a proposta de “desburocratização dos processos” da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde com vista a:

  • melhorar a resposta na assistência dos cuidados de saúde primários;
  • facilitar o acesso ao Serviço Nacional de Saúde;
  • diminuir a carga administrativa dos médicos de medicina geral e familiar.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.