Notícias

BYD Atto 3: SUV elétrico chinês bom em tudo, exceto no preço

Ágil, prático, seguro e divertido, o BYD Atto 3 é um bom automóvel elétrico, mas não é um negócio da China. Com a bateria carregada, garante 345 quilómetros de autonomia real. Impressiona na versatilidade, na tecnologia e na segurança. Custa 45 mil euros.

31 julho 2023
carro elétrico byd atto 3 na estrada

BYD (de Build Your Dreams) Atto 3 é o novo SUV elétrico para agitar um segmento muito disputado e cada vez mais desejado. Fresco por cá, made in China e já foi testado. A marca prometia que seria acessível. Mas o preço ficou em 45 mil euros por 350 quilómetros de autonomia real até gastar as pilhas. Aconteceu o mesmo com o lançamento do Aiways U5, o primeiro carro 100% elétrico chinês à venda em Portugal.

Poupe com a seleção de carros elétricos e híbridos plug-in

O BYD Atto 3 é a primeira proposta da grande ofensiva de modelos do construtor chinês, um dos maiores fabricantes mundiais de automóveis elétricos, a aterrar nas estradas portuguesas. Foi criado para atrair um público-alvo o mais amplo possível. O BYD Atto 3 apresenta-se como o “SUV 100% elétrico preparado para a diversão com funcionalidades intuitivas e um interior lúdico”. O BYD Atto 3 é um SUV compacto agradável que pretende ser uma alternativa às marcas convencionais. Em Portugal, juntou-se à Salvador Caetano com vários pontos de venda. A BYD instalou-se nos mercados europeus através de parcerias com alguns dos melhores importadores.

No laboratório e em pista demonstrou que é uma boa alternativa. O BYD Atto 3 impressiona pelo manuseamento equilibrado e amplos recursos de conforto e segurança. Por fora, é moderno, mas contido. Com uma combinação de materiais bem equilibrada, o interior é muito “fora da caixa”, original e divertido. O facto de a BYD fabricar as suas unidades de armazenamento de baterias (com grande know-how) não lhe confere uma grande vantagem técnica. No consumo de energia e autonomia, o BYD Atto 3 está ao nível da categoria, mas o desempenho no carregamento está ainda abaixo da média.

Please fill the source and the alt text 
A bagageira tem 355 litros de capacidade real. Se rebater os bancos, dispõe de 790 litros. 

Please fill the source and the alt text 
O ecrã tátil de 15,6 polegadas roda 90 graus. 

Tem 204 cavalos de potência e uma bateria de 60,5 kWh. Nas operações a bordo, foram detetados alguns pontos fracos. O ecrã tátil central serve para gerir a maioria das funções. Renault Mégane E-Tech, Cupra Born, Hyundai Kauai Electric, Kia e-Niro, VW ID.3 são os seus principais rivais.

Prós do BYD Atto 3

  • Direção equilibrada e estável.
  • Elevado nível de conforto e segurança.
  • Entrar e sair do carro é muito simples.

Contras do BYD Atto 3

  • Operação complexas.
  • Capacidade reduzida de carregamento.
  • Visibilidade traseira muito limitada.

Bons acabamentos, boa combinação de materiais

Sem medo e nada a perder, o BYD Atto 3 exibe um bom acabamento geral. No interior, combina soluções de elevada qualidade e económicas: por exemplo, superfícies de espuma e cobertas de tecido na parte superior alternam com plásticos mais duros na área inferior.

Foram detetadas pequenas lacunas de pintura em áreas menos visíveis da carroçaria (por exemplo, na parte inferior do carro). Os painéis laterais da mala são feitos de plástico rígido sensível a arranhões e pouco absorvente de ruído.

Please fill the source and the alt text 
Interior original e prático com acabamentos de qualidade.

Carregar a bateria de 10% a 80% demora 46 minutos nos postos mais rápidos

A bateria do BYD Atto 3 pode ser carregada em corrente alternada e corrente contínua. O equipamento de série inclui um cabo do tipo 2 e um cabo para carregar em casa. Neste caso, demora 30 a 53 horas. Se utilizar uma wallbox adaptada, para ter uma carga completa precisa apenas de seis horas (a 11 kW). No carregamento mais rápido, passa dos 10 a 80% em 46 minutos, o que é demasiado, comparado com a concorrência, sendo pouco adequado para as viagens mais longas. Com base no protocolo de testes mais recente, consome em média 19,7 kWh aos 100 quilómetros. Com a bateria carregada, proporciona uma autonomia real de quase 350 quilómetros, o que deixa o BYD Atto 3 numa boa posição nesta classe.

Mede 4,45 metros de comprimento, 2,07 metros (incluindo retrovisores) de largura, 1,61 metros de altura, sendo adequado para a cidade. O diâmetro medido de viragem de 11,3 metros não impressiona, mas satisfaz.

Visibilidade assim-assim, mas sensores e câmaras resolvem

Ao volante, as dimensões do BYD Ato 3 podem ser facilmente estimadas. Ao nível da visibilidade para o trânsito em redor e dos obstáculos à frente do carro, o BYD Atto 3 porta-se muito bem, apoiado pela elevada posição de condução. Os sensores de estacionamento fazem parte do equipamento de série, tal como a câmara 360 graus. O nível de detalhe e a clareza das imagens ajuda muito nos momentos de maiores apertos ao estacionar mesmo. Até os pneus da frente entram nos vários planos do ecrã tátil (15,6 polegadas) rotativo na consola central.

Please fill the source and the alt text 
Os últimos pilares demasiado amplos e o vidro traseiro elevado limitam a vista para trás. 

O BYD Atto 3 traz um comando sem chaves, mas este não abre as portas automaticamente ao aproximar-se do carro. Tem de pressionar o botão. O BYD Atto 3 também não fecha as portas de forma automática ao afastar-se do automóvel. Entrar e sair do carro não exige grande acrobacia de pernas.

Três trunfos que impressionam no BYD Atto 3

O BYD Atto 3 é um carro elétrico ousado, robusto e notável. Não esmaga a concorrência, mas é dono de argumentos únicos.

Ecrã tátil gigante rotativo serve para quase tudo

O BYD Atto 3 aposta as fichas todas no ecrã central rotativo. Não dá prioridade ao painel de instrumentos que quase foi esquecido. A informação básica é fácil de reconhecer, mas o ecrã é pequeno e a leitura é afetada pelo tamanho dos símbolos e fontes.

Já o ecrã central de elevada resolução e muito boa qualidade impressiona qualquer consumidor. Pode mudar a orientação do mesmo da horizontal para a vertical com um toque no ecrã ou no respetivo botão do volante (roda 90 graus). Quase todas as operações são controladas no ecrã, aceita comandos sem qualquer atraso e aprende-se rapidamente a navegar por este trunfo a bordo.

Algumas funções básicas não estão em posições de destaque no conceito do ecrã, apesar de ter atalhos para o rádio e a navegação, por exemplo. O aquecimento dos bancos foi escondido num submenu. O interface para o utilizador pode ser alvo de grandes melhorias. Em estradas com solavancos, os botões mais pequenos (por exemplo, do ar condicionado) podem ser mais exigentes. Somando prós e contras, recomenda-se usar o ecrã na posição horizontal, sendo muito mais fácil de operar.

À frente traz duas ligações USB difíceis de alcançar e atrás mais duas portas USB. O sistema multimédia disponibiliza funcionalidades Apple CarPlay e Android Auto.

Muitas zonas de arrumação e bagageira prática

À frente, o BYD Atto 3 aceita condutor e passageiro de até 1,90 metros de altura. E atrás tem espaço para ocupantes de até 1,80 metros de altura. Mas o passageiro do banco central viaja menos folgado. Nas portas apenas pode transportar garrafas de meio litro.

O porta-luvas é muito pequeno. Felizmente, a consola central do BYD Atto 3 esconde um compartimento enorme por baixo do apoio de braços. Atrás conta com duas bolsas de arrumação nas costas de cada banco.

Com o piso na posição mais elevada, pode transportar 355 litros de capacidade real. Se rebaixar o piso, passa a contar com mais 110 litros que podem fazer uma grande diferença na hora da verdade (por exemplo, uma viagem de férias com roupa, toalhas, almofadas, compras de supermercado e um carrinho de bebé acima da média).

Se rebater os bancos e encher a mala até ao limite inferior das janelas por razões de segurança, dispõe de 790 litros de carga. Caso precise mesmo de encher até ao tejadilho, o BYD Atto 3 tem 1300 litros de capacidade. Carregar a mala é muito fácil. Não acusa qualquer falha de design. A mala destaca-se com muitas zonas de arrumação, como os compartimentos práticos à esquerda e à direita. No alçapão por baixo do piso de carga, tem 15 litros de arrumação.

Travagem exemplar, segurança cinco estrelas

Com uma direção fiável, os especialistas queixam-se da falta de feedback da estrada. Na condução em linha reta por longos períodos obriga a fazer correções frequentes na direção.

O desempenho a travar convence. Para fazer uma travagem de emergência a 100 km/h, o BYD Atto 3 precisa de 35,1 metros para se imobilizar completamente. Esta é a média respeitável depois de dez manobras feitas no mesmo cenário.

O equipamento de série da versão conduzida pela DECO PROTESTE é notável: teto panorâmico com abertura elétrica, abertura elétrica da mala, jante de liga leve de 18 polegadas, bancos de pele, carregador de 11 kW, visão panorâmica de 360º, travão de estacionamento elétrico, alerta de colisão dianteiro e traseiro, travagem automática e sensores de estacionamento.

O funcionamento das câmaras nos retrovisores exteriores é, de facto, um equipamento excecional ao serviço do condutor. Útil e muito bom: o ecrã mostra com precisão os pneus da frente em ação em cada manobra mais exigente.

No equipamento de série, o sistema de ar condicionado conta com uma arma secreta: a purificação automática do ar. A tecnologia mede de modo permanente a qualidade do ar através das partículas dentro e fora do BYD Atto 3. Se ultrapassar o valor definido, o sistema inicia a limpeza do ar. Já o ajuste da ventilação é pouco sofisticado. As condutas de ar só podem ser movidas na horizontal.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a maior organização de consumidores portuguesa, na defesa dos seus direitos desde 1991. Acreditamos que Saber é Poder. 

A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio. 

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
 

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.